Edição anterior (3825):
quinta-feira, 10 de abril de 2025


Capa 3825

Estado lança programa de empreendedorismo e inovação sustentável que atende Petrópolis

Edital selecionará projetos e startups que gerem melhorias socioambientais, renda, trabalho e bem-estar coletivo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Petrópolis está entre as localidades que recebe o Programa de apoio à implantação de Parques de Inovação Social, Tecnológico e Ambiental (Pista), lançado terça-feira (8.04) pelo Governo do Estado. O anuncio chega 10 dias após a cidade receber o título de Capital da Tecnologia. O objetivo do programa “Pista” é potencializar o empreendedorismo e inovação sustentável em comunidades. O projeto foi lançado ontem pelo governador Cláudio Castro e pelo secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, na comunidade da Rocinha, umas das três localidades da capital, também beneficiadas pelo projeto. No total, R$ 42 milhões serão destinados ao desenvolvimento e à aplicação dos projetos.

O Pista traz o conceito de inovação sustentável que promove a geração de renda e o fortalecimento de empreendimentos locais, tratando o território como um espaço para o desenvolvimento de inovações a partir das realidades locais, com o objetivo de criar soluções, produtos e serviços que possam ser potencializados e replicadosdiz Castro.

A iniciativa representa um compromisso concreto com ações sustentáveis e geração de oportunidades, incentivando o desenvolvimento de forma equilibrada e responsável. Queremos fomentar iniciativas que melhorem a qualidade de vida da populaçãoconta o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio, Bernardo Rossi, lembrando o Programa será implementado no bairro mais populoso de Petrópolis.

O prefeito de Petrópolis destaca a importância do Pista da cidade “ Nossa parceria com o estado vem sendo em todas as áreas. Esse programa será implantado no Independência e traz uma oportunidade os empreendedores sustentáveis desenvolverem oportunidades para novos passos e se fortalecerem cada vez mais. Quero agradecer ao governador, Cláudio Castro, e ao secretário Bernardo Rossi, por esse olhar pela nossa cidade”, afirmou

O programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj).

Com uma metodologia inovadora e um modelo de governança compartilhada, o programa busca incentivar a aceleração de negócios cooperativos com impacto socioambiental, fortalecendo o papel das startups como agentes de transformação social e tecnológica.

Os interessados em participar da seleção podem consultar o edital completo no site da Faperj ( httpswww.faperj.br ) e efetuar a inscrição pela internet até 29 de abril.

Edição anterior (3825):
quinta-feira, 10 de abril de 2025


Capa 3825

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral