Edição anterior (3955):
sexta-feira, 01 de agosto de 2025


Capa 3955

Estado prepara projeto para polo de inovação tecnológica em Petrópolis

Complexo deve ser instalado na antiga Fábrica de Café Solúvel

Foto: Serra Drone
Foto: Serra Drone

Jaqueline Gomes

O governo do Estado está na etapa final de elaboração do modelo do polo de inovação tecnológica, a ser instalado em Petrópolis, na antiga Fábrica de Café Solúvel, às margens da BR-040, que foi declarada de utilidade pública para fins de desapropriação, no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira (29). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, “A conclusão fornecerá dados precisos sobre o número de empresas envolvidas, empregos a serem gerados e volume de investimentos previstos, bem como a definição de um cronograma para sua implementação. Em seguida,  terá início um processo de planejamento participativo, com a colaboração de líderes empresariais, representantes do meio acadêmico e da prefeitura, visando a apresentação do projeto até o final do ano”, informou em nota.

A notícia foi ventilada no início do ano pelo Movimento Empresarial Petrópolis 2030. O andamento do projeto foi apresentado, na época, por Maurício Guedes, superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, que anunciou avanços expressivos no processo de concretização do polo tecnológico.  A iniciativa será viabilizada por meio de uma parceria entre o setor público e privado.

De acordo com o Movimento Empresarial, “instituições como Firjan, CDL, Faetec, Faeterj e Acep estão mobilizadas na formação de um grupo estratégico para impulsionar o projeto. Este grupo de trabalho deverá ser composto por representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e órgãos da prefeitura, acompanhando cada etapa da implementação”, informou na ocasião.

Petrópolis já desponta no Estado como um polo tecnológico, muito por conta do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instalado no Quitandinha, que abriga o supercomputador Santos Dumont, que está entre os 100 supercomputadores mais poderosos do mundo e é considerada a máquina mais eficiente na América Latina.

Além disso, é sede do Serratec Parque Tecnológico da Região Serrana - principal indutor de negócios em TI do interior do estado do Rio de Janeiro, que abrange as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal.

Em março deste ano, Petrópolis foi declarada Capital Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. Segundo estimativas do Serratec, o município conta com mais de 400 empresas no setor de TI, gerando mais de cinco mil empregos e um faturamento de mais de R$ 1 bilhão.

A expectativa agora é para a instalação deste novo polo de inovação tecnológico capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Edição anterior (3955):
sexta-feira, 01 de agosto de 2025


Capa 3955

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral