Edição anterior (3527):
quinta-feira, 04 de julho de 2024


Capa 3527

Estão abertas as inscrições para o Programa Bolsa Atleta RJ

Petropolitana contemplada na última edição comenta como o programa tem incentivado sua carreira esportiva

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Larissa Martins especial para o Diário

A terceira edição do Programa Bolsa Atleta RJ está em andamento com as inscrições abertas até o dia 22 de julho. A iniciativa visa proporcionar condições básicas para que os esportistas se dediquem ao que mais importa: treinos e competições nacionais e internacionais. Serão ofertadas 600 vagas, sendo 46 destinadas a atletas da categoria Internacional A; 70 para atletas da Internacional B, 240 da Nacional A, 220 para a Nacional B e 24 bolsas para atletas das categorias olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas. O programa tem duração de 12 meses e prevê duas prestações de contas ao longo do período.

Bolsa Atleta RJ é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento do esporte no estado. Com a abertura das inscrições, o Governo do Rio garante um importante apoio financeiro que atende, sobretudo, aqueles que estão começando, estão na base, até os de nível olímpico. E o objetivo é proporcionar as condições mínimas necessárias para que eles possam focar integralmente em seus treinos e competições, sem as preocupações financeiras que muitas vezes impedem o avanço esportivo, disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Petropolitanos

Em 2023, o programa registrou um crescimento de 67% no total de atletas atendidos pelo Governo do Estado. Foram 783 inscritos e 558 atletas classificados de acordo com as regras do edital. Nove atletas petropolitanos foram contemplados com apoio previsto de R$ 329,1 mil. Segundo informações do Governo Federal, oito bolsistas ativos receberam R$ 117,75 mil. Entre os ganhadores havia um Atleta Pódio; sete em modalidade olímpica e um em modalidade paralímpica. Destes, duas pessoas são negras e cinco do sexo feminino.

Levantamento de Peso

Julia Satyro de Souza, de apenas 19 anos, venceu em 2º lugar no Levantamento de Peso na subcategoria principal e modalidade individual. Ela participa da Associação Desportiva Almirante Adalberto Nunes (ADAAN), federada pela FELP-RJ, e conta que está muito feliz com o resultado. Para ela, o programa é uma forma de auxiliar a vida profissional de muitos esportistas, que dificilmente conseguem apoio e incentivo.

O montante me ajudou a adquirir melhores equipamentos, suplementação e a me manter saudável através de cuidados médicos. Eu comecei a praticar o Levantamento de Peso há três anos, de maneira amadora, mas já na minha primeira competição obtive um bom desempenho. Isso antes mesmo de dar início aos treinos específicos para o esporte. Desde então, segui competindo até entender meu talento e me dedicar mais a fundo. No ano seguinte, me tornei medalhista nacional possuindo, atualmente, cinco medalhas em campeonatos brasileiro, além de títulos e recordes estaduais, totalizando 15, conta Julia.

Preparação mental e física

Sua última disputa aconteceu no Campeonato Estadual Sub-20 e a próxima será no dia 13/07 no Campeonato Brasileiro Sub-20. Eu me preparo para as competições com auxílio do meu psicólogo esportivo Rodrigo Moco, que me acompanha, mantendo essa ligação do físico com o mental. São realizados treinos e técnicas objetivando o melhor proveito possível ao longo do ano, me ensinando a controlar situações adversas, esclarece a atleta.

Sobre o cenário do esporte em Petrópolis, ela acredita que este ainda está em desenvolvimento. Mas com crescimento considerável ano após ano. Em campeonatos nacionais o aumento no número de atletas petropolitanos é visível. A divulgação de modalidades que não são tão reconhecidas é de extrema importância para essa evolução, opina.

Inscrição

O acesso ao programa é feito por meio de edital de seleção pública e para se inscrever, basta acessar o site www.rj.gov.br/servico/bolsaatletarj18 . Os resultados preliminares serão divulgados dia 30/07. Para concorrer, o atleta deve apresentar resultados esportivos compatíveis com a categoria pleiteada, bem como toda a documentação exigida no edital (acessível em www.rj.gov.br/esporte/bolsa-atleta-rj ).

O atleta que conquistou medalha na última edição dos Jogos Olímpicos, Paralímpicos, Surdolimpíadas ou Pan-Americanos deve estar atento. Nestes casos, a renovação da bolsa pode ser automática, devendo este apenas comprovar que se encontra em plena atividade esportiva em 2024 até a abertura do processo seletivo.

Edição anterior (3527):
quinta-feira, 04 de julho de 2024


Capa 3527

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral