Amanda Castelo Branco também recebeu uma moção honrosa do vereador Dr. Aloisio
Mariana Machado estagiária
A estudante petropolitana Amanda Castelo Branco Silva, de 17 anos, conquistou a medalha de bronze na Copernicus Olympiad, que reúne mais de 15 mil estudantes do ensino fundamental e médio, de mais de 30 países, competindo em diferentes campos do conhecimento, em Nova York, no fim do mês passado. A aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio e Curso PRW foi uma das representantes brasileiras de matemática na competição.
Amanda afirma que esta foi uma das experiências mais interessantes de sua vida. “A medalha me pegou de surpresa por que acredito que tenha sido a prova mais difícil que eu já fiz até agora, e eu achava que tinha ido mal até o momento que me chamaram para receber a medalha. Acho que eu nunca fiquei tão orgulhosa por uma premiação na vida”, disse.
A primeira competição de matemática que a jovem participou foi quando estava no 8º ano da escola, no concurso Canguru da Matemática. Até o momento, Amanda coleciona uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze em competições de matemática.
“Acho difícil apontar de onde especificamente surgiu a matemática como paixão para mim. Eu meio que amo números desde que eu me entendo por gente, mas acredito que meu amor por matemática tenha sido fruto do incentivo do meu pai, que era meu maior modelo, e da minha professora do 3° ano do fundamental, Tia Patrícia, que me ensinou a tabuada e concretizou essa paixão”, conta a estudante.
Seu maior apoio para atender às competições vem da família, “meus pais e meus tios que fazem de tudo para que eu possa participar”, diz. “Mas a escola também tem um papel grande nesse incentivo, já que as ferramentas que eu tenho para fazer as provas me foram fornecidas por eles”, completa.
“Eu espero que outras crianças e adolescentes possam ver que o mundo é maior que essa cidade, e que estudando você chega a qualquer lugar”, ressalta ela.
Além disso, no dia 14 de agosto, Amanda e seu pai, Dr. Diler Pereira da Silva, médico ginecologista, foram premiados na Câmara Municipal de Petrópolis, com indicação do vereador Dr. Aloisio Barbosa, com a Moção de Efusivas Congratulações.
“Confesso que não gosto muito de atenção, então pra mim foi bem esquisito estar recebendo algo ao lado de tantas pessoas brilhantes. E eu não poderia estar mais orgulhosa do meu pai, que merece todo o reconhecimento do mundo, tanto como médico quanto como pessoa”, conclui Amanda.
Veja também: