Edição anterior (3788):
quinta-feira, 06 de março de 2025


Capa 3788

Evento debate a importância da Delegacia da Mulher em Petrópolis

Adriana Paixão, Adriana Rangel, Raquel Vieira e capitã Endgie Oliver estão confirmadas como debatedoras

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Larissa Martins

No próximo sábado, dia 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Lions Clube Petrópolis Itaipava (organização de clubes de serviço) promoverá um evento para debater a importância da instalação de uma Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) na cidade. O intuito é reforçar a conscientização sobre os direitos femininos e a luta contra a violência de gênero. O encontro acontecerá no Salão de Festa da Igreja Luterana, na Avenida Ipiranga, nº 244, Centro, das 9h às 13h, com entrada gratuita e aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia.

Especialistas de diferentes áreas estarão presentes. Entre as debatedoras confirmadas estão a advogada e membro do Lions Petrópolis Adriana Paixão, a pedagoga Adriana Rangel, a psicóloga e presidente do Rotary Raquel Vieira e a capitã da Polícia Militar do Rio de Janeiro Endgie Oliver.

Temas:

Adriana Paixão - Impacto da Delegacia Especializada em Petrópolis na proteção às mulheres e no combate à violência de gênero;

Capitã Endgie Oliver - Os 5 tipos de violências existentes: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral;

Adriana Rangel - Racismo estrutural;

Raquel Vieira - Estatística de violência doméstica no município.

Conscientização e apoio

A Presidente do Lions Clube Itaipava, Márcia Volpato Lobo, reforça a relevância de eventos que abordem esse tema. “O Lions tem um papel relevante na sociedade e tem como projeto desenvolver debates como esse que será realizado no dia 8 de março, como forma de conscientização e no apoio às mulheres vítimas de violência. A entidade pretende promover campanhas educativas, palestras e ações sociais para incentivar a denúncia e o acolhimento das vítimas.

Além disso, pretende buscar parcerias para fortalecer a rede de proteção e oferecer suporte a quem precisa. A informação é uma ferramenta poderosa, e quanto mais a sociedade estiver consciente sobre o tema, maior será o apoio às mulheres que enfrentam essa realidade”, afirma.

Estudo Técnico

Em 2023, o Governo do Estado estava realizando um estudo técnico para a instalação da primeira DEAM em Petrópolis. O investimento fazia parte do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, lançado pelo governador Cláudio Castro, na época, quando a Lei Maria da Penha completou 17 anos. O Diário questionou como está o andamento do projeto e se o mesmo saíra do papel em breve, mas não foi respondido até o fechamento dessa edição.

Ocorrências

De acordo com a Secretaria dos Direitos e Políticas para as Mulheres, em 2024, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), realizou 1.876 atendimentos de vítimas de violência doméstica na cidade. No ano de 2023, o Centro de Referência realizou 1.988. Do total do ano passado, 394 foram primeiros acolhimentos. Já em 2023 o número foi de 415.

Apesar do número significativo, muitas vítimas ainda têm medo de denunciar.

“O medo ainda é um grande obstáculo, por isso é essencial garantir que as mulheres se sintam seguras ao procurar ajuda. Campanhas de conscientização são fundamentais para mostrar que a violência não é culpa da vítima e que denunciar é um ato de coragem. Além disso, fortalecer a rede de apoio, incluindo grupos de acolhimento e suporte psicológico, pode fazer a diferença para que essas mulheres se sintam protegidas”, declara o Secretário do Lions Petrópolis, Ronaldo Nassif.

Atendimento gratuito

A Coordenadora do evento, Alexandra Maddock Volpato, indica os locais onde as vítimas podem procurar por assistência jurídica gratuita. “Elas podem procurar a Defensoria Pública ou os Núcleos de Práticas Jurídicas da Universidade Católica de Petrópolis, Centro, e da Estácio de Sá, Bingen, que oferecem orientação e acompanhamento nos processos. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) também presta esse tipo de apoio”, sugere.

Edição anterior (3788):
quinta-feira, 06 de março de 2025


Capa 3788

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral