As exibições ocorrem no dia 19 de dezembro, na Sala Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni
O curta-metragem “A Biblioteca da Dona Coruja”, produzido em Petrópolis, será exibido gratuitamente em diversos locais neste mês de dezembro. O filme, que é a culminância de um projeto de valorização dos espaços de leitura, foi inspirado no livro Dona Coruja Quer Dormir, de Valéria Cardoso. O projeto visa estimular o gosto pela leitura e promover a inclusão de diferentes públicos, especialmente as crianças de escolas públicas da cidade.
A produção do curta foi viabilizada por meio do Edital Produções Audiovisuais Lei Paulo Gustavo, com o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Prefeitura de Petrópolis, através do Instituto Municipal de Cultura (IMC). A produção é da Mano Tamo, com direção de André Amon.
Exibições gratuitas
A estreia do filme aconteceu no dia 14 de dezembro, às 10h, no Instituto Alliance Associação de Assistência para Pessoas com Deficiência, localizada na Rua Casemiro de Abreu, 58, no Centro. Esta exibição contou com tradução em libras, uma característica marcante dos projetos de Valéria Cardoso. No dia 16, foi realizada a exibição será para as crianças do Lar Nossa Senhora das Graças, em Corrêas, com entrada restrita.
O público em geral poderá assistir ao filme no dia 19 de dezembro, com duas sessões às 17h30 e 19h, na Sala Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, localizado na Praça Visconde de Mauá, 305. Todas as exibições são gratuitas, com entrada franca.
Além das sessões presenciais, o curta será lançado na plataforma YouTube entre os dias 20 e 23 de dezembro, no canal da artista (@valeriacmusicasehistorias). Cada episódio será liberado em um dia específico, com os seguintes horários: 20/12 Cinderela; 21/12 A Bela Adormecida; 22/12 Pinóquio; e 23/12 Aladdin, sempre às 16h.
O Filme
A Biblioteca da Dona Coruja traz uma série de apresentações da cantora e contadora de histórias Valéria Cardoso, registradas em diferentes espaços culturais de Petrópolis, como o Centro Cultural Wilma Borsato (Cascatinha), Centro Cultural Estação de Nogueira, CEU das Artes (Posse) e o Centro Cultural Celina Oliveira Barbosa (Pedro do Rio). Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I de escolas municipais e particulares participaram da gravação do filme.
Com uma abordagem inclusiva, a produção conta com interpretação em libras e audiodescrição, visando atender ao público com deficiência auditiva e visual. O curta é dividido em quatro episódios, baseados em contos clássicos de fantasia: Cinderela, A Bela Adormecida, Pinóquio e Aladdin.
Serviço
A Biblioteca da Dona Coruja
Data: 19/12
Horários: 17h30 e 19h
Local: Sala Humberto Mauro, Centro de Cultura Raul de Leoni (Praça Visconde de Mauá, 305)
Lançamentos no YouTube (@valeriacmusicasehistorias):
20/12 - Episódio 1 Cinderela
21/12 - Episódio 2 A Bela Adormecida
22/12 - Episódio 3 Pinóquio
23/12 - Episódio 4 Aladdin (sempre às 16h)
Entrada gratuita em todas as exibições.
Veja também: