Edição anterior (3815):
terça-feira, 01 de abril de 2025


Capa 3815

Experiências selecionadas para mostra sobre saúde do homem no SUS são divulgadas pelo Ministério da Saúde

Ao todo, foram selecionadas 20 experiências dos 127 relatos de práticas bem-sucedidas de todas as regiões do país. Relatos abordam a melhoria do acesso e da organização do cuidado à saúde do homem

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou as 20 experiências selecionadas para a I Mostra de Práticas Bem-sucedidas da Gestão e da Assistência à Saúde dos Homens no SUS. Ao todo, foram inscritas 127 práticas na mostra, que contemplaram todas as regiões do país e representam diversas particularidades do território brasileiro. As experiências abordam temas como: paternidade e cuidado; acesso e acolhimento; reflexões de masculinidades e saúde; e doenças prevalentes na população masculina.

Acesse a lista das 20 experiências selecionadas


Para o coordenador de Atenção à Saúde do Homem, Celmário Brandão, “as experiências recebidas evidenciaram um amplo e rico escopo de ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde na atenção primária, com vistas à concretização da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem nos territórios”.

As práticas selecionadas abordam a melhoria do acesso e da organização do cuidado à saúde do homem, bem como o enfrentamento de agravos de interesse da saúde pública nos âmbitos municipal, estadual e do Distrito Federal. A seleção foi aberta para equipes de Saúde da Família (eSF); coordenações de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Promoção da Saúde; secretarias Municipais e Estaduais de Saúde; entidades filantrópicas, instituições de ensino e organizações sociais que desenvolvam trabalhos em saúde para o público masculino.

Como previsto no regulamento, os relatos de experiências foram analisados pela Comissão Avaliadora, conforme os seguintes critérios: resultados alcançados; relevância; alinhamento às diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e do Sistema Único de Saúde (SUS); caráter inovador; e aplicabilidade.

As 20 experiências serão publicadas em um Caderno Temático de Saúde do Homem, que será produzido pelo Ministério da Saúde. Para a apresentação dos projetos selecionados, também será realizado um webinário, com data a ser confirmada.

15 anos PNAISH

A Mostra de Práticas Bem-sucedidas da Gestão e da Assistência à Saúde dos Homens no SUS tem o objetivo de disseminar conhecimento e valorizar as práticas da rede de atenção à saúde. As experiências serão divulgadas pela pasta com o propósito de ampliar o acesso, aprimorar o acolhimento e promover a qualidade de vida dos homens no Brasil.

A mostra é, também, uma forma de fortalecer e celebrar os 15 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), instrumento que busca promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira.

Edição anterior (3815):
terça-feira, 01 de abril de 2025


Capa 3815

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral