Com quatro dias de apresentações com nomes de peso, evento estima 10 mil pessoas por dia
Emanuelle Loli - estagiária
De quinta-feira (1º) a domingo (4), a Expo Petrópolis promete agitar Itaipava, tendo dois dos quatro dias de atrações gratuitas. A organização estima um público de 10 mil pessoas por dia. Os shows estão previstos para ir até tarde: 2h da manhã na quinta e no domingo, e até 5h nas madrugadas de sexta e sábado. Com tanto movimento, duas preocupações devem surgir em quem vai curtir o evento (e também nos moradores da região): trânsito e transporte para a volta para casa.
Segundo a Prefeitura, em função do evento, o estacionamento em frente ao parque funcionará como área de embarque e desembarque de táxis e veículos de aplicativo. Além disso, agentes de trânsito reforçam a fiscalização no distrito de Itaipava, para inibir manobras e estacionamento irregulares. Também fazem a orientação dos motoristas para minimizar os impactos no trânsito.
Sobre o transporte público, de acordo com a Prefeitura, a empresa TURP, que atende a região apresentou uma proposta de 16 ônibus (10 carros extras) nas linhas 700 e 790. A Linha executiva 77 passa a operar com dois veículos o dia todo e a linha 750 passa a ter a operação de dois veículos no período noturno.
Expo Petrópolis
O evento aconteceu pela última vez em 2019. Neste ano, volta a ser realizado no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes e contará com a apresentação de Tierry (01/05), Gloria Groove e Pedro Sampaio (02/05), Ludmilla e Simone Mendes (03/05) e Mumuzinho (04/05).
Durante a Expo Petrópolis, o público pode desfrutar de shows musicais, competições de animais, exposições de produtos locais, além de gastronomia típica e artesanal.
O primeiro e último dia tem entrada franca. Já nos dias dois e três, até o momento (28/04) ainda tem ingressos disponíveis no site para comprar ( ingresse.com )
Unita cobra medidas de ordenamento
Em ofício encaminhado à CPTrans, Comdep, TurisPetro e às secretarias municipais de Segurança e de Desenvolvimento Econômico, a Unita alertou para a expectativa de grande público, especialmente por se tratar de um “feriadão” iniciado no Dia do Trabalhador.
Segundo a entidade, a falta de ordenamento em edições anteriores comprometeu tanto o acesso de turistas quanto o deslocamento de trabalhadores da região. Para evitar que os mesmos problemas se repitam, a Unita pede fiscalização efetiva do trânsito, reforço na segurança, combate ao comércio ambulante irregular e limpeza contínua nas imediações do Parque.
Outro ponto destacado é a necessidade de ampliar o transporte público durante os dias de evento, além da organização de espaços específicos para carros de aplicativo e vans fretadas. A proposta, segundo a entidade, é garantir mobilidade, segurança e conforto tanto para os visitantes quanto para quem vive e trabalha em Itaipava.
“A Expo ou qualquer outro evento de grande porte, necessita de medidas especiais. A fluidez do trânsito, a segurança e a limpeza fazem toda a diferença na experiência de quem chega aqui para aproveitar o evento ou para outras finalidades, mas que também precisa de mobilidade”, afirma Alexandre Plantz, presidente da Unita.
Para o secretário da entidade, Fabricio Santos, o diálogo com os órgãos públicos é essencial neste momento. “Nosso objetivo é colaborar. Acreditamos que, com planejamento, é possível garantir que a Expo aconteça de forma ordenada e positiva para moradores, visitantes, trabalhadores e comerciantes. Todos ganham quando a cidade se prepara”, destacou.
Os eventos, públicos e privados, são considerados importantes para a movimentação da economia, mas a Unita defende que o sucesso depende de ordenamento. “A economia é uma cadeia produtiva que se entrelaça. Ela precisa ser saudável para todos e isso depende muito do poder público em oferecer suporte e determinar regras a serem seguidas. A expectativa da Unita é de que os órgãos públicos atuem de forma integrada para eventos aconteçam de maneira organizada e acolhedora para todos os setores envolvidos e também para a qualidade de vida do morador”, completa Alexandre Plantz.
Veja também: