Demétrio do Carmo - Especial para o Diário
A coleta de lixo irregular voltou a impactar a rotina de moradores e comerciantes em diferentes bairros da cidade. Nas últimas semanas, o problema tem se agravado, com registros de acúmulo de resíduos em diversos pontos e aumento das reclamações encaminhadas à redação do Diário.
Um dos locais mais críticos fica na Rua Visconde de Bom Retiro, após a Souza Franco, na altura da antiga linha do trem, no Centro. Quem passa pelo trecho diariamente relata cenário de abandono lixo espalhado, mato alto e ausência de capina. A situação tem sido alvo constante de queixas de moradores e pedestres.
O problema, no entanto, não se restringe à região central. Há denúncias de falhas na coleta também na Rua Teresa, um dos principais polos comerciais do município. Comerciantes relatam prejuízos e preocupação com a imagem da área, além do desconforto causado pelo mau cheiro e pelo risco sanitário.
No bairro Siméria, moradores afirmam que a coleta não é realizada desde a última sexta-feira, o que provocou acúmulo significativo de lixo nas vias. Sacos rasgados por animais espalham resíduos pela rua, agravando o problema. Em um dos registros feitos, um cavalo aparece se alimentando em uma caçamba lotada.
No ponto final do bairro, na localidade conhecida como “De frente pro Mar”, a reclamação é dupla além do lixo acumulado, moradores afirmam que a capina não é feita há cerca de três meses.
“É uma situação insalubre. O lixo acumulado e a falta de capina favorecem a proliferação de insetos e roedores. Precisamos de mais atenção”, afirmou um comerciante da região.
Diante das queixas, moradores cobram providências do poder público para regularizar a coleta e intensificar os serviços de limpeza urbana.
Em nota, a Comdep informou que no Centro a coleta é realizada diariamente e na região do Siméria, o serviço acontece três vezes na semana. Com relação a capina, o serviço está no cronograma.
Veja também: