Lucas Klin - especial para o Diário
Na manhã de 8 de julho (segunda-feira), uma foto enviada por um morador mostra a coletora de lixo localizada na Rua Montese, no bairro Estrada da Saudade, em Petrópolis, completamente superlotada. O lixo acumulado chega a transbordar, caindo no asfalto e causando transtornos para os pedestres e motoristas.
A situação, segundo o morador, é alarmante, especialmente considerando que, desde a terça-feira da semana anterior, a coleta de lixo não estaria ocorrendo regularmente na região. A falta de coleta representa um problema de saúde pública e um descaso com o meio ambiente.
Segundo Tiago Rodrigues, um morador da região, as coletas estão sendo feitas em períodos irregulares. A coleta vem sendo irregular há vários meses e deve ser feita terça, quinta e sábado. Vem sendo feita somente dois dias, o que já atrapalha e agora, ficamos desde a terça-feira da semana passada sem coleta, relatou o morador.
Segundo a empresa Contemar Ambiental, O lixo mal descartado traz diversos malefícios para a população. Nas grandes cidades, as enchentes são cada vez mais comuns. A chuva arrasta o lixo jogado nas ruas para bueiros, esgotos e galerias pluviais, que ficam sem espaço para receber o volume das chuvas. A água contaminada pelos resíduos atrai animais e microorganismos perigosos, causando problemas como diarreias, amebíase e parasitoses. Além disso, o lixo polui o ar e os lençóis freáticos, contribuindo para doenças e degradação ambiental.
A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP) informou, por meio de nota oficial, que fez a coleta do lixo no local nesta terça-feira (9/7).
Veja também: