Celebrando 10 anos, o movimento ativista de moda tem programação até 26 de abril
Bruna Nazareth - especial para o Diário
Nesta semana de abril, a cidade está sediando um evento imperdível para aqueles engajados na conscientização sobre o consumo responsável de moda: o Fashion Revolution. Camila Filardi Leal, representante local do movimento em Petrópolis, destaca que, em celebração aos 10 anos do evento, o tema deste ano é Como revolucionar a moda?", focando em ações ativistas e práticas que aproximam indivíduos da mudança e destacam a importância do trabalho coletivo.
O movimento aborda a sustentabilidade e ética na moda através de ações mobilizadoras que incentivam as pessoas a se questionarem sobre como nossas roupas e acessórios de moda estão sendo feitos e como nos relacionamos com a moda e como a consumimos, levantando questões sobre o meio ambiente e o impacto que a indústria têxtil tem no planeta e nas nossas vidas e nas vidas de quem trabalha no setor, ressalta Leal.
O Fashion Revolution é um movimento global e, no Brasil, é registrado como uma organização da sociedade civil que luta por justiça social e ambiental na indústria da moda, com o objetivo de ser uma força positiva, por meio da comunicação, educação, colaboração e mobilização
Programação
O evento se estende até o dia 26 de abril em Petrópolis, apresentando uma programação local repleta de ações unificadoras realizadas de forma colaborativa. Entre as atividades estão oficinas, exposições e palestras imperdíveis para aqueles que desejam participar. Destacam-se eventos como:
A exposição "Vozes Têxteis Negras: uma exposição de Arte e Expressão que ficará disponível para visitação no Centro de Cultura Raul de Leoni até o dia 11 de maio;
Oficinão Coletivo: que contará com três oficinas que acontecem de forma simultânea, oferecendo para as pessoas, diferentes formas de recuperar material têxtil que poderia ser descartado,vai acontecer no dia 19.
Cine Debate: com a exibição do documentário "O Ponto Firme", de Laura Artigas;
Projeção na rua e um evento no CEFET: que trará uma roda de conversa e uma palestrante Petropolitana que retorna para a cidade para falar sobre sua especialização que adquiriu em São Paulo, a moda plus size e a inclusão de todos os corpos, inclusive de PCDs dentro do universo da moda.
A programação completa pode ser conferida no Instagram do evento: @modaconscientepetropolis
Para aqueles que desejam se envolver com o Fashion Revolution e sua missão para além dos eventos principais, Leal sugere que acompanhem o movimento nas redes sociais para participar do debate sobre moda consciente e sustentável na cidade. Além disso, é possível apoiar o movimento fazendo doações através do site do Fashion Revolution Brasil .
Acompanhar as redes sociais é uma forma de se manter envolvido com o movimento. O núcleo local possui uma rede, o @modaconscientepetropolis que divulga ações ao longo do ano e cumpre o papel de levantar o debate da moda consciente e sustentável dentro da cidade, e o Instituto Fashion Revolution Brasil possui também uma rede poderosa de comunicação e informação, através do @fash_rev_brasil, onde qualquer um pode encontrar material de estudo, ações ao redor do Brasil e muita informação sobre as questões principais da indústria, conclui.
Veja também: