Edição anterior (3583):
segunda-feira, 26 de agosto de 2024


Capa 3583

FBN firma acordo com Aeronáutica para envio de livros a instituições em todo o território nacional

Aviões da FAB levarão itens do acervo por meio do Correio Aéreo Nacional

 Foto Mônica Rodrigues/FAB
Foto Mônica Rodrigues/FAB

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e o Comando da Aeronáutica (COMAER) firmaram na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, um acordo de cooperação técnica. O documento foi assinado pelo presidente da FBN, Marco Lucchesi, e pelo tenente-brigadeiro do ar comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, na sede do COMAER, em Brasília.

A parceria possibilitará o envio de acervo bibliográfico, documental, museológico e cenográfico sob gerência da FBN, para bibliotecas, universidades, museus, embaixadas e Centros de Estudos Brasileiros em todo o território nacional - e também no exterior - por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Correio Aéreo Nacional (CAN). Este serviço postal militar brasileiro objetiva integrar as diversas regiões do país e permitir a ação governamental em comunidades de difícil acesso, bem como promover a integração entre os países da América do Sul.

A parceria entre a FBN e o COMAER estabelece, ainda, uma cooperação técnico-cultural que permitirá o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências por meio de seminários, exposições, ciclos de palestras, realização de cursos e atividades complementares de interesse
mútuo.

O acordo é fundamental para promover a cultura e a preservação da memória bibliográfica e documental do Brasil, afirma o brigadeiro do ar, Reginaldo Pontirolli, chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER). O foco está no apoio mútuo para cumprir as missões institucionais, promovendo o desenvolvimento cultural e intelectual do país, completa.

Celebramos hoje um acordo de alta relevância entre o Correio Aéreo Nacional e a Biblioteca Nacional. Mais uma vez, o que poderia parecer um encontro improvável ganha um aspecto virtuoso. A Biblioteca Nacional consegue atingir os rincões mais distantes do nosso país por meio do acordo celebrado com o comandante Damasceno. Uma das virtudes mais altas da democracia é a promoção do diálogo entre as instituições e a convergência de suas atribuições em prol da cidadania, da cultura e da paz, afirma o presidente da FBN, Marco Lucchesi.

Entre os oficiais da Aeronáutica que contribuíram para a viabilização do acordo está o coronel Luiz Cláudio Fonseca de Moura.

Internacionalização

Além da parceria com a Aeronáutica, a FBN já tem firmado um acordo com a Marinha do Brasil. Desde 2023, navios brasileiros cooperam com o Serviço Nacional de Intercâmbio Bibliográfico, instituído pelo governo federal em 2003, sob responsabilidade da Fundação Biblioteca Nacional. O acordo já possibilitou o envio de mais de 7.500 livros para dezenas de instituições ao redor do mundo, contribuindo para a internacionalização da FBN um dos principais focos da gestão do presidente Marco Lucchesi.

Confira os locais que já receberam livros transportados pela Marinha: Alemanha, Antártica, Argentina, Benin, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Grécia, Guiné-Bissau, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Nigéria, Peru, Portugal, São Tomé e Príncipe, Senegal.

Sobre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN)

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é um órgão público federal vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). A Fundação inclui a Biblioteca Nacional (BN), a Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) e a Casa de Leitura.

A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Por sua função de Depósito Legal, a BN é a principal instituição de memória do país, ao receber um exemplar de todas as obras publicadas em solo brasileiro (livros, jornais, revistas, CDs e outras mídias).

Inaugurada em 1810 por D. João VI, é a mais antiga entidade governamental ligada à cultura no Brasil. Sua missão é coletar, registrar, salvaguardar e dar acesso à produção intelectual brasileira, assegurando o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e a preservação da memória bibliográfica e documental do país. Desde 1910, ocupa o prédio localizado na Av. Rio Branco, número 219, na Cinelândia, Rio de Janeiro/RJ.

Centro do Rio de Janeiro

A Biblioteca Euclides da Cunha é uma biblioteca pública que oferece serviços de livre acesso ao acervo bibliográfico e aos registros de expressão cultural e intelectual, localizada temporariamente na Av. Presidente Vargas n. 3131, sala 704 do Edifício Teleporto, na Cidade Nova. A biblioteca igualmente tem como atribuição, ainda, desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, integrando-se aos objetivos da FBN. Dentre as ações de difusão do acervo estão o projeto A Traça Faminta, o programa Vozes Brasilis e a divulgação de boletins de novas aquisições.

A Casa da Leitura tem como atribuição desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, em sua sede na Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras. A instituição cumpre seu objetivo de formar leitores e democratizar o acesso ao texto literário por meio de cursos, oficinas, debates, seminários, palestras e fóruns de discussão. Sua programação é voltada prioritariamente a professores de sala de aula, bibliotecários e demais mediadores de leitura, com a finalidade de instrumentalizá-los em suas práticas.

Edição anterior (3583):
segunda-feira, 26 de agosto de 2024


Capa 3583

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral