Edição anterior (3471):
quinta-feira, 09 de maio de 2024


Capa 3471

Febraban alerta para golpes na ajuda para vítimas do Rio Grande do Sul

Petropolitanos devem estar atentos aos pontos de arrecadações presenciais na cidade

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

Larissa Martins especial para o Diário

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para os golpes através de transações financeiras e links falsos utilizados por estelionatários, que estão aproveitando o movimento de solidariedade nas doações às vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Estes também usam técnicas de engenharia para enganar o indivíduo para que ele forneça dados confidenciais.

A Febraban orienta às pessoas que desejam ajudar às vítimas, que ao fazer uma transferência com um número de chave Pix, confiram com muita atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem irá receber o dinheiro. A mesma orientação é válida para doações feitas por TED e boletos.

Muitos criminosos estão aproveitando o momento de comoção pública para criar chaves Pix e pedir dinheiro para sua própria conta. Quando for doar, confira o nome do beneficiário, empresa ou ONG e esteja certo se eles estão realmente fazendo campanhas de ajuda às vítimas. Também é muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Pontos de arrecadação

O Diário divulgou na última quarta-feira (8), uma reportagem completa sobre os pontos de arrecadação disponíveis em Petrópolis. É importante ressaltar alguns deles para não cair em golpes. São eles: CVC Petrópolis, localizada no Shopping Pedro II, loja 21. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 18h. Receberá até o dia 19 de maio; Azul Cargo Express, situada na Rua Dr. Paulo Hervê, 1436, no Bingen; DTCEA-PCO localizado na Rua Manuel Torres, 651, Vila Militar Santos Dumont, no Bingen. Doações aceitas até sexta-feira (10); e Eskimó Sorveteria Brasil, na Rua Quissamã, 661, no bairro Quissamã. Funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 18h.

Balanço Defesa Civil

O novo balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a morte de 100 pessoas; 372 feridos; 128 desaparecidos; 1.456.820 afetados, quatro óbitos em investigação; 414 municípios afetados e 66.434 pessoas em abrigos.

A Febraban e seus bancos associados informaram que manifestam profundo pesar às vítimas e se solidarizam com as famílias atingidas pela catástrofe. Também somam aos esforços das autoridades para o atendimento emergencial da população. Em suas primeiras ações e iniciativas, já foram contabilizados R$ 20 milhões em doações diretas da Febraban e dos bancos para auxiliar no socorro aos moradores, diz a nota divulgada.

Edição anterior (3471):
quinta-feira, 09 de maio de 2024


Capa 3471

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral