Edição anterior (3570):
quarta-feira, 14 de agosto de 2024


Capa 3570

Febraban faz alerta sobre o golpe do Pix errado

Estelionatários solicitam estorno do valor para subtrair dinheiro da população

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay


Larissa Martins

A cada dia surge um novo método de golpe utilizado por criminosos com o objetivo de retirar dinheiro das vítimas. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) tem alertado sobre estelionatários que têm usado o Pix, ferramenta de pagamento instantâneo que caiu no gosto dos brasileiros, para a prática de crimes. Uma das ações utilizadas pelos bandidos, no momento, é o golpe do Pix errado, que usa o MED (Mecanismo Especial de Devolução) do Banco Central, criado para facilitar as devoluções no caso de fraudes e golpes.

Através de cadastros fraudulentos preenchidos em internet e em pesquisas de redes sociais, os bandidos descobrem o número de celular da vítima, que muitas vezes é o cadastro da chave PIX. Possuindo o contato, o golpista transfere um valor, liga ou manda mensagem para a vítima dizendo que fez um PIX errado e pede o estorno. Para isso ele usa engenharia social para que o dinheiro seja devolvido e fornece outra conta para que o valor seja enviado. Ao receber o dinheiro, ele aciona o MED, que permite a retirada do saldo e a vítima fica no prejuízo, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Saiba como não cair neste golpe

Segundo o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, ao receber um pedido de estorno de Pix por qualquer motivo, o cliente sempre deve fazer a transação para a conta original que o Pix foi feito. Para isso, o cliente deve entrar em seu aplicativo bancário e dentro das funcionalidades do Pix, utilizar a opção de devolução da transação recebida, que automaticamente envia o valor para a conta de origem. Nunca, em hipótese alguma, faça um estorno para uma terceira conta. Se tiver qualquer dúvida, ligue para seu banco, afirma José Gomes.

A Federação também recomenda que os clientes tomem muito cuidado com a exposição de dados pessoais em redes sociais, com e-mails de supostas promoções que tenham cadastros e com mensagens recebidas em aplicativos.

Para devolver um Pix errado

Entre na área Pix do banco
Vá em Extratos, clique em Devolver
Desta forma, o dinheiro será devolvido diretamente para quem originalmente mandou o Pix
Sempre faça a operação de devolução dentro da ferramenta do aplicativo. Nunca faça o estorno para uma chave Pix nova.

Edição anterior (3570):
quarta-feira, 14 de agosto de 2024


Capa 3570

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral