Edição anterior (4004):
sábado, 13 de setembro de 2025


Capa 4004

Feira da 16 tem edição especial em homenagem à Serra Serata

Foto: Concreto Humano / Divulgação
Foto: Concreto Humano / Divulgação

A Rua 16 de Março, um dos endereços mais charmosos e movimentados de Petrópolis, se prepara para um fim de semana de celebração cultural, gastronômica e histórica. A já conhecida Feira da 16 terá uma edição especial com o tema Serra Serata, em homenagem aos imigrantes italianos que ajudaram a construir a identidade da cidade. A programação começa no sábado (13) e segue até domingo (14), oferecendo opções para toda a família.

Realizada pelo Polo de Experiências da Rua 16 de Março e Adjacências, em parceria com a Casa d’Italia Anita Garibaldi, a feira vai transformar a via em um verdadeiro palco de experiências. Além da programação cultural, os visitantes poderão conferir feira de orgânicos, bazar pet, comidinhas, cerveja artesanal, atividades recreativas e apresentações artísticas que exaltam a conexão entre Brasil e Itália.

No sábado (13), a abertura das atividades será marcada por mais uma edição do quiz Italia Mia, Petrópolis Nostra, que combina história, cultura e entretenimento, aproximando o público das tradições italianas. Na sequência, o espetáculo musical De Petrópolis a Roma, com Perlla Cortazzo, promete emocionar ao destacar os laços sonoros entre os dois países.

Já no domingo (14), das 10h às 17h, a feira ocupará toda a rua com uma programação intensa. Haverá atrações musicais para diferentes gostos, apresentações de dança folclórica italiana, contação de histórias, oficinas criativas com o Palhaço Salxicha e atividades de inclusão social. O público também poderá adotar cães, conhecer os produtos dos lojistas locais e vivenciar uma experiência de compras diferenciada em um ambiente seguro e festivo.

A Serra Serata é uma das festas mais tradicionais de Petrópolis e, nesta edição especial, se une à Feira da 16 para reforçar o legado dos imigrantes italianos, ao mesmo tempo em que valoriza o comércio e os artistas locais. A ideia é criar um espaço de convivência que combine lazer, cultura, gastronomia e turismo, fortalecendo o centro histórico como ponto de encontro de moradores e visitantes.

O Polo de Experiências da Rua 16 de Março e Adjacências, responsável pela organização, foi criado em 2010 e reúne empresários comprometidos em movimentar a cidade com atividades culturais e de bem-estar. Suas ações vêm consolidando a Rua 16 como espaço de referência para compras e lazer, atraindo turistas e proporcionando aos petropolitanos uma vivência diferente a cada evento.

Programação

Sábado (13 de setembro)

14h30 às 16h30 Quiz Italia Mia, Petrópolis Nostra

15h às 17h30 De Petrópolis a Roma, espetáculo musical com Perlla Cortazzo

Domingo (14 de setembro) Feira da 16 especial Serra Serata

10h às 17h Feira de Produtos dos lojistas da Rua 16 de Março e Alencar Lima

10h às 17h Comidinhas e Cerveja Artesanal

10h às 17h Feira de Orgânicos

10h às 17h IncluirPetrópolis disponibilização gratuita de Scooter Elétrica para PcDs

10h às 17h Adoção de cães e Bazar Pet Dog’s Heaven

10h30 às 13h Dançando à Italiana Planet Dance

10h30 às 13h30 Rafa Rodrigues (MPB e Pop)

11h às 13h O Sonho de Tonino: da Itália à Serra Serata e Oficina Criativa Palhaço Salxicha

11h às 14h Bruno Chiozzo (MPB)

12h Hora do Conto Livraria Nobel

14h às 17h Tributo Renato Russo: Equilíbrio Distante Concreto Humano

14h às 17h Italia in Musica Patrícia Scagliusi e Diego Forte (voz e teclado)

14h às 17h Itália e Brasil Mr Sessions (voz e guitarra)

14h30 às 16h30 O Sonho de Tonino: da Itália à Serra Serata e Oficina Criativa Palhaço Salxicha

15h às 15h30 Dança folclórica italiana com o Grupo de Danças Petrópolis

Serviço

Local: Rua 16 de Março e Adjacências Centro de Petrópolis
Sábado (13 de setembro): Programação especial Serra Serata, das 14h30 às 17h30
Domingo (14 de setembro): Feira da 16 edição especial Serra Serata, das 10h às 17h
Mais informações: @rua16demarco

Edição anterior (4004):
sábado, 13 de setembro de 2025


Capa 4004

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral