Atividades reuniram mais de 15 mil visitantes durante três dias, assim como a realização do 1º Encontro de Roças do Brasil
A décima edição do Festival AgroSerra movimentou Secretário, em Petrópolis, promovendo a cultura, diversidade e inclusão durante o último final de semana. Organizado pelo Instituto Caminho da Roça (ICR), o evento contou pela primeira vez com a realização do 1º Encontro de Roças do Brasil, que reuniu representantes indígenas, quilombolas, produtores e agricultores de regiões brasileiras em um rico intercâmbio cultural e de experiências. Entre os palestrantes, o quilombo Kaonge, da Bahia; a Associação das mulheres Sateré Mawé, do Amazonas; o Sítio Rosa do Vale, do Rio Grande do Sul, o produtor do queijo da Canastra, de Minas Gerais, a vinícola de Secretário, Casa Rozental, a Lúpulo Imperial, o Viveiro Muda Tudo e as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Rural (UFRRJ).
Os mais de 15 mil visitantes do AgroSerra e 65 expositores tiveram a oportunidade de desfrutar de uma variedade de atividades culturais, gastronômicas e de sustentabilidade. As delícias da roça aqueceram o friozinho da serra, enquanto oficinas de artesanato indígena, pintura em tecido, fotografia para redes sociais, realizada pelo Sebrae, aproveitamento de alimentos na Cozinha Brasil, pelo Sistema Firjan e restauração florestal, com o Viveiro Muda Tudo, enriqueceram a experiência dos participantes e proporcionou um espaço de aprendizado e troca de saberes. Sem contar as apresentações musicais como a da Orquestra Caipira Caminho da Roça, formada pelos alunos do ICR que emocionou e encantou a plateia.
O Festival AgroSerra também foi palco para importantes discussões e lançamentos. O evento contou com a presença de convidados do Ministério da Cultura (Minc), da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do município de Petrópolis. Durante o festival, foi lançado o Plano Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) do Minc, do qual o ICR faz parte da rede, reforçando o compromisso com o fortalecimento das políticas culturais no país.
Em um gesto de responsabilidade ambiental, o AgroSerra também compensou sua pegada de carbono com o plantio de 400 mudas de árvores, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade da região. A décima edição do festival contou com o patrocínio da Águas do Imperador, copatrocínio do Sebrae, apoio Fazendas Secretário-Aroeira, InterTv, Restaurante ..lá e Prefeitura de Petrópolis. Mais uma vez se destacou como um evento imprescindível para a promoção da cultura, diversidade e inclusão, deixando um legado positivo para as futuras gerações.
Veja também: