Bunka-sai chega a sua 15ª edição entre os dias 15 e 18 de agosto
Por Larissa Martins
A abertura da 15ª edição do Bunka-Sai, o Festival da Cultura do Japão de Petrópolis, acontece no Palácio de Cristal entre os dias 15 e 18 de agosto. O evento, gratuito, conta com gastronomia típica, além de apresentações musicais e culturais. O Bunka-Sai é promovido pela Associação Nikkei de Petrópolis e pela Prefeitura.
Todos os anos, tradicionalmente, a solenidade inicia com o San San Nana Byoushi, o ritual de boas-vindas, entoado pelo presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, Masao Nakashima, seguido do Kagami Biraki, a sangria do barril de saquê. Na entrada do Palácio de Cristal, o Torii portal japonês que antecede a entrada de templos budistas e santuários xintoístas recebe turistas e petropolitanos. No Japão, o Torii representa um portão para o sagrado e símbolo de respeito religioso.
Patrimônio
No ano passado, o Bunka-Sai foi declarado patrimônio imaterial, histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O projeto de Lei 1081/2023 é da deputada estadual Elika Takimoto. A última edição comemorou os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.
Japão e Petrópolis
Informações disponibilizadas na página da PMP contam sobre a relação entre o Japão e a cidade de Petrópolis. Esta remonta ao Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação, assinado em 5 de novembro de 1895, em Paris, iniciando oficialmente as relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Dois anos depois, o tratado foi ratificado e, assim, foi instalada a Legação do Japão em Petrópolis, marcando a primeira representação diplomática japonesa no país, na casa que fica na Avenida Sete de Abril n° 609, onde hoje está sediada a Pousada Dom Petrópolis.
Cerejeiras
Além do próprio Museu do Japão há também como herança as cerejeiras, que florescem uma vez ao ano, durando cerca de 15 dias, sempre em julho ou agosto, na temporada de inverno, proporcionando um espetáculo natural aos olhos, transformando paisagens em belos quadros de tons rosados.
As cerejeiras estão espalhadas por diversos pontos, do Centro Histórico aos distritos. Os principais pontos onde é possível encontrar cerejeiras em Petrópolis são: Pórtico Quitandinha; Palácio Quitandinha; Museu Imperial; Centro de Cultura Raul de Leoni; Palácio de Cristal; Cervejaria Bohemia; Palácio Rio Negro; Avenida Tiradentes; Retiro - Avenida Barão do Rio Branco; Retiro - Rua Vidal de Negreiros; Lago de Nogueira; Promenade Nogueira; Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes Itaipava; Palácio Visconde do Itaboraí; Parque Cremerie; Araras e Prefeitura de Petrópolis.
O Petrópolis Convention & Visitors Bureau destaca a importância do chamado turismo de contemplação, uma variante do ecoturismo.
Petrópolis é uma das principais cidades do Estado do Rio com esse viés mais um dos inúmeros que a cidade proporciona. No ecoturismo, o visitante interage mais com o meio ambiente. Já na categoria de contemplação, o foco principal é apreciar a paisagem, a cultura local e os pontos turísticos de forma mais passiva. Geralmente, os turistas buscam relaxar, admirar a beleza natural. E a temporada das cerejeiras é um diferencial na cidade, aponta Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention.
Confira a programação do Bunka-sai:
15/08 quinta-feira
16h Funcionamento das barracas
19h Abertura oficial
16h às 23h
16/08 sexta-feira
10h à meia-noite
17/08 sábado
10h à meia-noite
18/08 domingo
10h às 22h
Entrada gratuita
Veja também: