O programa reservará bolsas para candidatos autodeclarados pretos, pardos indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência. Inscrições vão até o dia 27 de agosto
Mariana Machado especial para o Diário
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) abre as inscrições para o segundo semestre de 2024, nesta quinta-feira (22). O edital, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (Sesu), foi divulgado nesta quarta-feira (21), pode ser encontrado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do site do governo.
Pela primeira vez, o programa reserva vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência.
Para ter direito ao Fies, o estudante deve ter obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nota maior que 450 pontos, e nota maior que zero na redação. E a renda familiar mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa, que deverão ser comprovados no ato da matrícula na faculdade.
Assim como no último semestre, o Fies Social vai reservar 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para essas pessoas, também será possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 22 e 27 de agosto, pelo Fies Seleção, no site do portal Acesso Único. O estudante pode escolher até três opções de curso, com ordem de preferência. O resultado será divulgado no dia 9 de setembro e a complementação da inscrição por parte dos pré-selecionados ocorrerão do dia 10 ao 12 de setembro.
Após essa etapa, o MEC poderá realizar novas convocações por meio da lista de espera para preenchimento de vagas que eventualmente não tenham sido ocupadas. As convocações mediante a lista de espera ocorrerão entre 16 de setembro e 29 de outubro.
Veja também: