Edição: sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Fiocruz Petrópolis conclui formação de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias

Curso de Controle Social e Participação Popular teve 60 horas de duração, com aulas teóricas e práticas

Foto: Luiz Pistone
Foto: Luiz Pistone

A formação em controle social e participação popular na Atenção Primária em Saúde, destinada a Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) foi concluída neste mês de dezembro. Com carga horária de 60 horas, a formação contou com aulas teóricas, atividades práticas nos territórios e momentos de reflexão coletiva sobre os desafios e potencialidades do trabalho em saúde. O curso é resultado de um Acordo de Cooperação entre o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/ Fiocruz Petrópolis e a Secretaria Municipal de Saúde.

O percurso formativo teve início em setembro com a abordagem da Determinação Social da Saúde. Durante o curso, os participantes trabalharam em grupos organizados por território Retiro, Glória, Independência, Vale das Videiras, Oswaldo Cruz e Vila São José trazendo relatos que evidenciaram tanto vulnerabilidades quanto potências locais. Também houve um aprofundamento do debate sobre participação popular e construção de narrativas sobre os territórios, considerando as vivências e perspectivas de ACSs e ACEs.

Os cursistas tiveram ainda contato com Teatro do Oprimido e Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) avançando no planejamento das ações territoriais. O grupo se debruçou também sobre o debate de políticas sociais com a participação de convidados da assistência social do município, reforçando a importância da intersetorialidade e do entendimento integrado das políticas públicas no cotidiano da Atenção Primária.

Como trabalho final da formação foram elaborados cinco planos de ações territoriais a partir da aplicação do DRP. As propostas foram apresentadas no último dia de aula, na sexta-feira, dia 5 de dezembro, e contemplaram ações construídas a partir da escuta, da vivência em campo e da análise das condições sociais de cada território, priorizando o fortalecimento comunitário, a promoção da saúde e a ampliação da participação popular nas decisões relacionadas à Atenção Primária.

Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí/Fiocruz Petrópolis parabenizou os agentes pelos trabalhos apresentados, ressaltando que eles demonstram, de fato, o que é a Determinação Social da Saúde. Destacou também a importância da atuação dos agentes. “Vocês são o elo do poder público com a comunidade. Então, essa participação de vocês é fundamental. E é muito importante que esses trabalhos que vocês propõem para os territórios tenham nosso apoio. E saibam que iremos acompanhar e, dentro das nossas áreas de competências específicas, tentaremos contribuir para que as propostas sejam colocadas em prática”, ressaltou.

Para a apoiadora institucional do Núcleo de Gestão da Educação em Saúde (Nuges) no município, Norma Pontes, o curso foi uma semente plantada dentro de cada agente comunitário e de combate às endemias. "E que a partir dele vocês possam construir esses espaços de escuta, que a gente possa, juntos, ouvir cada vez mais a comunidade e, junto com ela, construir, de fato, essa atenção primária que a gente acredita, que é tão importante para avançar na melhoria da qualidade de vida e saúde das nossas comunidades”, disse, acrescentando que é no território onde as políticas públicas se encontram, onde elas acontecem e têm influência na vida das pessoas.

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa, afirmou que, ao ampliar o conhecimento teórico e prático dos agentes, são oferecidos instrumentos para que desenvolvam novas estratégias de apoio e articulação comunitária. “Também são fortalecidos vínculos, aprimorando práticas e serviços mais sensíveis às necessidades reais de cada território”, concluiu.

Edição: sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral