Bruna Nazareth - especial para o Diário
Os próximos dias na Região Serrana serão registrados por chuvas persistentes e temperaturas mais baixas. Segundo o ClimaTempo, esse cenário ocorre devido a formação de uma frente fria no litoral do Sudeste, associadas a um cavalo, ou seja, um sistema meteorológico que intensifica a circulação de ventos em altos níveis da atmosfera. Esse conjunto traz instabilidade significativa a todo o estado do Rio de Janeiro. Além disso, a passagem da frente fria pelo litoral redireciona o fluxo de umidade da região Norte para o Sudeste, aumentando ainda mais o potencial para chuvas volumosas.
Segundo o mapa de acumulados de chuva é previsto que até segunda-feira (25), os volumes de água devem variar entre 60mm e 80mm na grande parte dos territórios do estado. Esse cenário exige atenção e cuidados especiais devido ao risco de alagamentos e infiltrações.
Cuidados
A Defesa Civil de Petrópolis emitiu um boletim nesta quinta-feira (21/11) alertando para a previsão de chuva moderada a forte, com possibilidade de continuidade ao longo da noite e madrugada desta sexta-feira (22).
Conforme a cartilha “Cuidados e Prevenção nas chuvas - Risco de inundação”, em situações de chuvas intensas, que podem causar desastres como movimentos de massa, enxurradas e principalmente inundações dos rios, a recomendação é evacuar rapidamente para um local seguro, longe da área de perigo. Por exemplo, na Rua Coronel Veiga, uma chuva de 35 mm/h em cerca de 10 minutos pode provocar inundações. No Centro Histórico, o mesmo ocorre se chover 50 mm/h em aproximadamente 20 minutos.
Caso esteja em um veículo e o rio comece a transbordar, é fundamental procurar as Ilhas de Segurança sinalizadas na cidade. Se o veículo ficar preso na via, deve sair dele antes que o nível de água alcance a metade da roda. A equipe da Defesa Civil realizou um mapeamento de Ilhas de Segurança ao longo das Ruas Coronel Veiga e Imperador, principalmente onde existe a recorrência de episódios de inundação.
Além disso, o órgão orienta fechar bem as janelas e portas para evitar correntes de ventos dentro da casa, não estacionar veículos ou permanecer perto de árvores, torres de transmissão e placas de sinalização. Moradores de áreas de risco devem redobrar a atenção, evitar locais interditados, não transitar por áreas alagadas e ficar atento a sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligar para o 199.
Previsão
Segundo o Climatempo, a previsão para os próximos dias da semana são:
Sexta-feira (22/11): Dia com chuva forte na parte da manhã e aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite. Mín 18°C e Máx 20°C.
Sábado (23/11): Parte da manhã chuvosa, com aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite. Mín 15°C Máx 19°C
Domingo (24/11) Dia de sol com algumas nuvens, com previsão de chuva rápida durante o dia e à noite. Mín 14°C Máx 20°C
Segunda-feira (25/11) Dia de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva na parte da tarde e à noite. Mín 11°C Máx 26°C
*Com informações do Climatempo
Veja também: