Com infomrações do G1
Nesta segunda-feira (27), o furacão Melissa evoluiu para a categoria 5, no mar do Caribe e ameaça países da região com ventos de até 260 km/h. O fenômeno natural se aproxima da Jamaica, que ordenou evacuações de moradores por todo o país. A tempestade já provocou fortes chuvas na República Dominicana, onde escolas e repartições públicas foram fechadas nesta segunda-feira. No Haiti, plantações foram destruídas.
Vale salientar que Melissa é o furacão mais forte da história recente a atingir diretamente a Jamaica. Segundo a agência de notícias Associated Press, ao menos quatro pessoas já morreram por tempestades decorrentes do furacão Melissa, três no Haiti e uma na República Dominicana.
"Ventos destrutivos, marés de tempestade e inundações catastróficas vão piorar na Jamaica ao longo do dia e durante a noite", afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em boletim divulgado às 6h do horário de Brasília.
O furacão deve tocar o solo na Jamaica na terça-feira, e depois subir para Cuba e as Bahamas até quarta-feira.
O fenômeno também pode afetar as tropas dos Estados Unidos que estão estacionadas no mar do Caribe a mando do presidente Donald Trump, que realiza uma campanha de pressão contra o regime venezuelano de Nicolás Maduro.
Veja também: