Edição anterior (3966):
domingo, 10 de agosto de 2025


Capa 3966

Ganho de massa muscular sem gastar muito: como manter a dieta com os preços em alta

Alta nos preços de alimentos leva praticantes de musculação a buscar alternativas mais acessíveis para manter a dieta e o ganho de massa muscular

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Emanuelle Loli - Estagiária

O aumento no preço de alimentos, especialmente proteínas como ovos, frango e carne, tem feito muitos praticantes de musculação adaptarem suas dietas. Para quem segue um plano para o ganho de massa muscular, a criatividade e o planejamento se tornaram aliados importantes.

Tharllen Felipe treina há sete anos e atualmente segue uma dieta focada em aumento de massa magra, com orientação de um nutricionista. No entanto, ele conta que ao longo dos anos precisou mudar os hábitos de compra.

“Antes eu consumia cerca de 15 ovos por dia, mas com o preço oscilante tive que reduzir para 8”, conta.

Para manter a dieta sem comprometer o orçamento, Tharllen aposta em carboidratos mais acessíveis e não integrais, como arroz, macarrão e pães, o que também facilita a não elevar o custo mensal. Entre os “queridinhos” pela versatilidade e preço, ele destaca a goma de tapioca, o pão integral tipo “Rap 10” e frutas como banana, mamão e abacaxi.

Além da escolha dos alimentos, ele também mudou a forma de comprar:

“Sempre frequentei feiras, mas agora também compro em quitandas, que vendem os mesmos produtos por preços parecidos aos das feiras. Vale muito a pena”, afirma.

Proteínas mais baratas e estratégias inteligentes

O educador físico, personal trainer e fisiculturista Guilherme Lasmar explica que para quem não tem um orçamento muito alto para a dieta, existem alternativas de proteínas acessíveis e nutritivas

“Moela de frango e fígado de boi são ótimas opções. A moela, por exemplo, custa cerca de R$10 o quilo, menos da metade do valor do peito de frango, e é uma proteína extremamente poderosa”, afirma.

Ele reforça que dietas tipo o bulking (fase na musculação onde o objetivo principal é o ganho de massa muscular, através do aumento do consumo calórico), podem ser adaptadas com alimentos mais baratos e menos processados, já que carboidratos, essenciais nessa fase, têm um custo menor.

“Banana, macarrão e arroz são ótimas escolhas para manter a ingestão calórica. O importante é priorizar alimentos em vez de depender de suplementos e vitaminas, que costumam ser mais caros”, diz.

A importância do acompanhamento

Para quem busca resultados eficientes, Guilherme reforça a necessidade de acompanhamento profissional:

“O acompanhamento nutricional é imprescindível, visto que vai te entregar opções e estratégias viáveis para que você consiga cumprir seus objetivos de forma efetiva”, completa.

Edição anterior (3966):
domingo, 10 de agosto de 2025


Capa 3966

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral