Darques Júnior Especial para o Diário
A Guarda Civil Municipal de Petrópolis iniciou, neste mês, diversos patrulhamentos nas vias do Centro, com o intuito de reduzir o furto de cabos de energia, recorrentes nas últimas semanas.
Segundo informações do Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Eliel Silveira, o intuito dessa operação é “cortar o mal antes que se torne uma praga, como no Rio de Janeiro”. Após apuração realizada pela GCM, o autor dos furtos seria um homem com um carrinho de supermercado. Ainda segundo o comandante, ele estaria cometendo o crime para comprar entorpecentes e alimentos. “Redirecionamos as câmeras de monitoramento para nos auxiliar. É preciso desestimular essa prática de crime na cidade”, disse Eliel. Também houve casos similares na Rua Benjamin Constant e na Praça Duque de Caxias (Praça do Skate). O Departamento de Iluminação Pública, vinculado à SSSOP, já iniciou os reparos.
Dados da Companhia Municipal de Energia e Iluminação, RioLuz, da cidade do Rio de Janeiro, apresentam que, somente no primeiro semestre de 2025, os prejuízos pelos furtos de cabos de energia chegaram a mais de R$ 2 milhões de reais e entorno de 70 quilômetros de cabos foram furtados do parque de iluminação publica, extensão que equivale a três vezes o trajeto do Leme ao Pontal.
Na última terça-feira (30/9), foi registrado um boletim de ocorrência pela Secretaria de Serviços e Segurança e Ordem Pública (SSSOP), junto à Polícia Civil. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, “só na Avenida Ipiranga foi levado cerca de 500 metros de cabos de cobre, além de 53 reatores, gerando um prejuízo financeiro de R$ 8.500, além de cerca de cem postes sem iluminação por toda cidade. As patrulhas iniciaram suas rondas nas principais ruas da cidade: Rua do Imperador, Rua Ipiranga, Av. Koeler e Rua Dom Pedro II”.
"Nós temos um trabalho muito grande em toda cidade para manter o parque de iluminação pública em pleno funcionamento, e esses furtos causam inúmeros prejuízos, tanto para o município quanto para os petropolitanos. Nossas equipes já iniciaram o serviço necessário para acender os pontos atingidos e também fizemos um B.O. desse crime", diz o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão.
Veja também: