Edição anterior (3825):
quinta-feira, 10 de abril de 2025


Capa 3825

Governador vem a Petrópolis inaugurar o Túnel Extravasor nesta sexta-feira (11)

“É muito mais do que uma obra de engenharia. É respeito”, disse o Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas

Foto: Eliane Carvalho
Foto: Eliane Carvalho

Mariana Machado estagiária

O governador Cláudio Castro virá à cidade, nesta sexta-feira (11), por conta da conclusão das obras da segunda etapa da reforma estrutural do Túnel Extravasor, que desempenha um papel fundamental na condução das águas do Rio Palatino para o Rio Itamarati, se estendendo por cerca de 3 quilômetros, ajudando a evitar alagamentos no Centro Histórico de Petrópolis, além de melhorar o escoamento das águas durante os temporais. O túnel é composto por 1 km de túnel escavado, e aproximadamente 2,5 km estrutural até seu deságue no Rio Piabanha.

“Só quem já sofreu com enchente sabe o quanto essa obra era necessária. O Túnel Extravasor representa mais segurança, mais qualidade de vida, o compromisso do nosso governo com a prevenção de enchentes e o bem-estar da população. Estamos falando de uma obra de engenharia de alto nível, que vai permitir o escoamento eficiente das águas em momentos de chuvas intensas, e esse resultado já foi visto no último fim de semana, em que o túnel operou dentro do esperado frente aos mais de 300 mm de chuva nos acumulados”, explicou o governador.

Nas chuvas do primeiro fim de semana de abril, de acordo com o Governo do Estado, todo o sistema do túnel funcionou como previsto, sem qualquer intercorrência registrada ao longo do monitoramento, uma vez que, tanto na captação quanto no ponto de deságue, os mecanismos operaram dentro da normalidade, garantindo a segurança e a fluidez do escoamento das águas.

O túnel não passava por manutenção desde sua construção pelo Governo Federal, na década de 1960. O investimento desta obra, uma das mais importantes do Estado, foi de cerca de R$79 milhões. Dentre os serviços prestados, estão: concretagem no fundo da galeria subterrânea; instalação de comportas na entrada do túnel no rio Palatino, na altura da Rua Souza Franco; jateamento de concreto nas paredes e no teto; aplicação de resina anticorrosiva no concreto; e manutenção completa na galeria superior.

Para os moradores da região por onde passa Túnel, no Quissamã, a conclusão das obras é “uma benção. É mais segurança para a população. Muita água desce das montanhas quando chove forte. Só temos a agradecer ao Governo do Estado por essa obra. O comércio agradece também, pois as lojas ficam livres de inundações, que tanto prejuízo já trouxeram para nossa cidade”, disse Sebastião Tito Ferreira, de 74 anos.

Segundo Zilda Cibriana Rizal, de 52 anos, mesmo com as fortes chuvas do último fim de semana, não houve enchentes na localidade. “Não aconteceu nada de grave. Somos muito gratos. Demorou um pouquinho, eu e os vizinhos já não tínhamos mais esperança, mas agora parece que não teremos mais transtornos grandes como antigamente em época de temporais. Parece um sonho, de verdade”, comemorou.

Para o Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, esta obra “é muito mais do que uma obra de engenharia. É respeito. É uma resposta concreta a uma dor que Petrópolis conhece profundamente. Estamos entregando mais proteção. A SEIOP (Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas) está dizendo aos moradores da cidade que eles não estão sozinhos. [...] o Túnel Extravasor já está salvando vidas. A entrega dessa obra vai permitir que as famílias durmam mais tranquilas em noites de tempestade. E isso, para nós, o Governo do Estado, é o que mais importa”.

A visita do Governador Cláudio Castro será nesta sexta-feira (11), às 9h, na Rua Visconde Souza Franco, Centro.

Edição anterior (3825):
quinta-feira, 10 de abril de 2025


Capa 3825

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral