Com investimento de R$ 79 milhões, obra promete prevenir enchentes no Centro e bairros vizinhos
Emanuelle Loli - estagiária
Na manhã dessa sexta-feira (11), o governador Cláudio Castro veio a Petrópolis entregar as obras da segunda etapa da reforma estrutural do Túnel Extravasor. A cerimônia contou com a participação de secretários estaduais e municipais, além do prefeito Hingo Hammes. Após décadas sem manutenção e diversos colapsos após as chuvas de 2022, as obras foram oficialmente concluídas pelo Governo do Estado.
“A obra está entregue e começa o trabalho de manutenção agora. A manutenção é diária, se ficar, de novo, 60 anos sem fazer manutenção, vai voltar ao que era. Então agora a manutenção do túnel é preventiva”, disse o governador Cláudio Castro.
Considerada uma das obras mais importantes do Estado, o investimento foi em torno de R$79 milhões. Dentre os serviços prestados, estão: concretagem no fundo da galeria subterrânea; instalação de comportas na entrada do túnel no rio Palatino, na altura da Rua Souza Franco; jateamento de concreto nas paredes e no teto; aplicação de resina anticorrosiva no concreto; e manutenção completa na galeria superior.
“Essa é uma estrutura que existe desde 1960 e ela não tinha nenhum tipo de manutenção. Em 2022 ela teve vários colapsos, com várias partes que caíram. A primeira fase da obra foi em caráter emergencial, e agora em 2023 a gente fez a recuperação estrutural de 3 km de túnel e acrescentamos tecnologias de engenharia, que é para diminuir a força da água. Toda essa parte da entrada foi pensada para diminuir a força da água”, informou Carlos Cesar de Cima Aires, superintendente de obras especiais da SEIOP (Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas).
Durante a inauguração, moradores comemoraram . “É uma obra altamente completa,que salva muitas vidas e eu acho que a cidade de Petrópolis até mereceria mais túneis como esse. Essa obra salva o Centro da cidade, Quisamã, Cascatinha, e muitos outros lugares”, disse Fabiana Dias Pinto, moradora do Quissamã.
Funcionamento na prática
No último sábado (5) o túnel já mostrou seu funcionamento nos dias de chuva intensa. Choveu mais de 300 milímetros acumulados e imagens que circularam nas redes sociais mostraram a força da água entrando no túnel.
Todo o sistema do túnel funcionou conforme o esperado, segundo o Governo do Estado. Não foram registradas intercorrências durante o monitoramento, já que os mecanismos de captação e deságue operaram normalmente, assegurando o escoamento eficiente das águas.
“Acompanhamos essa luta desde 2022. Na semana passada nós tivemos aqui um grande teste do túnel, e na prática ele funcionou 100%. A Rua do Imperador transbordou muito pouquinho, mesmo com os galhos e com os matos que vêm dos rios naturalmente. Conseguiu fazer a limpeza de forma rápida. Isso prova que o projeto foi muito bem feito, que está dando certo, que deu certo na prática, quase 400 mil litros de água aqui na cidade. Um número muito expressivo, muito alto, mas a cidade deu conta”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
Veja também: