Fiscalização de Posturas também vai atuar para coibir ambulantes irregulares no perímetro do evento
A Guarda Civil terá 30 agentes para atuar no patrulhamento no entorno do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, durante os quatro dias de Expo Petrópolis. O trabalho ainda contará com atuação de equipes da Fiscalização de Posturas, para coibir a presença de ambulantes irregulares, e da Polícia Militar.
Os últimos detalhes do esquema de segurança foram acertados em uma reunião na última terça-feira (29), realizada na Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), com representantes de diversos órgãos da gestão municipal, da organização do evento e da PM.
“A volta da Expo é extremamente importante para fortalecer a nossa cidade e impulsionar o turismo, a economia, a cultura. A questão da segurança é fundamental para o sucesso do evento e a união de todos é a chave para tudo dar certo”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
A empresa que organiza a Expo explicou que terá até 150 funcionários para garantir a segurança do público e do patrimônio do Parque. Os organizadores também vão manter monitoramento por câmeras durante o evento. A entrada do Parque será organizada com grades e o público passará por revista no acesso ao espaço.
Por parte da Guarda Civil, os agentes vão atuar entre 14h e 04h. O ônibus de videomonitoramento também será utilizado o veículo ficará no estacionamento do Hortomercado.
A Fiscalização de Postura também vai atuar com dois fiscais e dois coordenadores por dia para coibir a presença de vendedores ambulantes irregulares entre o Trevo de Bonsucesso e o Shopping Estação Locanda. Dez ambulantes (sendo dois food trucks) foram autorizados para atuar na área do Horto.
“Nós queremos que todo o público que vai acompanhar os shows e todas as atrações possa aproveitar a Expo com segurança e tranquilidade e nós estamos preparados para isso”, diz o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão.
Também participaram da reunião o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato, o presidente da CPTrans, Luciano Moreira, a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara, do comandante da Guarda Civil, Eliel Silveira, além de representantes da TurisPetro, Fiscalização de Posturas, da empresa organizadora da Expo, a Vivere, da Polícia Militar e do programa Segurança Presente.
Turp Transporte amplia oferta de viagens de ônibus em Itaipava
A Exposição Agropecuária vai começar e a empresa de ônibus Turp Transporte está preparada para realizar uma operação especial, a partir desta quinta-feira (1º), com aumento de até 90% na oferta de horários, na ligação Centro-Itaipava. Além das linhas de ônibus tradicionais, a 790 Exposição vai levar o passageiro diretamente à festa, tendo como pontos finais a Rua Paulo Barbosa e o Hortomercado Municipal.
As linhas 077 Itaipava (Executivo), 700 Terminal Itaipava, 750 Terminal Itaipava e a 790 Exposição, que atendem diretamente ao Parque de Exposições, terão aumento de 90% na oferta de viagens no feriado e também no domingo, e, 87% na quantidade de viagens na sexta e no sábado, chegando à frequência de uma viagem a cada oito minutos, em horários de pico.
O atendimento também será reforçado ao longo de toda a madrugada, com partidas de ônibus a cada 10 minutos, entre meia-noite e 1h, e frequência a cada 15 minutos no restante da madrugada. A medida tem como objetivo atender a população que vai se deslocar à Exposição Agropecuária, sem prejudicar os demais passageiros, que já utilizam essas linhas.
A empresa também vai reforçar a operação de outras 13 linhas de ônibus, que vão operar com horário de sábado, durante todo o evento. Entre elas, estão a 500 Terminal Corrêas, 604 Vila Epitácio, 617 Araras, 630 Jardim Salvador, 631 Roseiral, 633 Comunidade do Neylor, 634 Vale dos Esquilos, 636 Alto Comunidade do Alemão, 639 Max Manoel Molter, 703 Santa Mônica, 705 Cuiabá, 707 Fagundes e 711 Posse.
Veja também: