Um helicóptero do Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta segunda-feira (15/04) para fazer a transferência de um paciente em estado grave para um hospital no Rio de Janeiro. Apesar do esforço, o paciente não resistiu e morreu ainda durante o deslocamento.
O paciente era um homem de 70 anos, que deu entrada na UPA Cascatinha durante a madrugada com um quadro de aneurisma abdominal roto (com ruptura). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, "um caso extremamente grave".
Um aneurisma é a dilatação de um vaso sanguíneo provocado pelo enfraquecimento das paredes desse vaso - que pode se romper (como foi nesse caso), levando a uma hemorragia. O índice de mortalidade é elevado nesse quadro de saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde, depois de dar entrada na UPA, ele foi encaminhado para o Hospital Alcides Carneiro, onde foi feita uma tomografia que constatou a ruptura. Imediatamente após o diagnóstico, o hospital solicitou uma vaga de extrema urgência para que fosse feita uma cirurgia no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Rio, unidade de alta complexidade onde é feito o procedimento que ele precisaria.
Uma aeronave dos Bombeiros foi acionada e fez o pouso no estádio de futebol de Cascatinha, onde foi feito o embarque do homem, mas "Infelizmente o paciente veio a óbito antes de chegar na unidade", informou a Secretaria Municipal de Saúde.
Veja também: