Em fevereiro, o Hospital Santa Teresa atendeu 141 vítimas de acidentes
Larissa Martins - especial para o Diário
Um homem morreu após um grave acidente de motocicleta na Rua José Muniz Pavão, em Nogueira, na tarde desta segunda-feira (18). O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas o óbito foi constatado ainda no local, por volta de 15h30. Segundo a Assessoria de Imprensa do CBMERJ, a vítima tinha aproximadamente 25 anos. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Polícia Militar, policiais militares do 26º BPM (Petrópolis) durante patrulhamento avistaram uma motocicleta com o condutor sem capacete na Rua José Muniz Pavão, no bairro Nogueira, em Petrópolis. De acordo com o comando da unidade, o condutor fugiu após os militares solicitarem a parada do veículo. Após buscas, os policiais foram informados de um acidente de trânsito envolvendo uma moto e um carro. Chegando ao local os agentes encontraram o condutor da moto em óbito. A ocorrência foi encaminhada para a 106ª DP.
Acidentes Santa Teresa
No mês de fevereiro, a Sala de Trauma do Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, registrou 141 internações decorrentes de acidentes. Se comparados com o mês anterior houve redução. Em janeiro, o hospital registrou a entrada de 150 pacientes no espaço.
Os dados revelam que vítimas com idades entre 18 e 60 anos incompletos permanecem sendo as responsáveis pelo maior número de ocorrências, contabilizando 114 casos. Em seguida, estão os pacientes com mais de 60 anos, totalizando 20 internações. Houve ainda sete atendimentos de jovens com 18 anos incompletos.
Principais acidentes
Grande parte das vítimas sofreu acidente de moto registrando 50 internações. Outras 36 pessoas foram internadas após acidentes automobilísticos. Dez vítimas foram atropeladas. A Sala de Trauma mostra ainda que 27 acidentados deram entrada no hospital após sofrerem quedas e quatro ao serem agredidas. Houve também a confirmação de outras 14 internações não identificadas, que resultaram em atendimentos médicos. A unidade também faz o levantamento mensal dos casos de perfuração por arma de fogo e arma branca, queimadura e corte por linha de pipa. Não houve internações relacionadas a essas ocorrências.
Os dados apresentados foram coletados a partir dos atendimentos realizados pelo convênio e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pelos Bombeiros, Concer, Samu ou que procuraram o hospital por meios próprios.
Doação de Sangue
Com o registro de acidentes nas estradas é muito importante que os estoques sanguíneos dos hospitais estejam cheios para que a demanda seja atendida. Atualmente, o GSH Banco de Sangue Santa Teresa enfrenta déficit de doações e está 45% abaixo do ideal. A unidade convoca a população para praticar o ato solidário, que pode salvar até quatro vidas. Isso porque o sangue é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma e outros, assim beneficiando mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
Os componentes são utilizados para atendimentos de urgência, a realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças crônicas e oncológicas, que necessitam de transfusão.
Para doar basta comparecer à unidade, das 07h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Doutor Paulo Hervê, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco. Também é possível agendar previamente pelo WhatsApp: (24) 99269-4355.
Veja também: