Edição: quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Hortomercado Municipal completa 36 anos neste sábado com programação aberta ao público

Hortomercado Municipal, ponto de encontro de turistas e petropolitanos

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Neste sábado (16), o Hortomercado Municipal José Carneiro Dias, também conhecido como Horto, completa 36 anos. Um aniversário que será marcado por uma série de comemorações a partir das 9h30, com a apresentação da banda do 32º BIL, além de homenagens e entrega de melhorias que o espaço vem recebendo ao longo dos últimos meses.

“O Horto é um espaço muito importante para a nossa cidade, não apenas por oferecer o melhor da produção local, dos produtores rurais da cidade, mas também por ser um espaço cultural, importante também para o comércio e o turismo da cidade. Esperamos que os petropolitanos prestigiem essa comemoração”, ressalta a Prefeitura.

Logo depois da abertura do evento, com a apresentação da banda do Exército, haverá ainda uma série de homenagens aos produtores e responsáveis pela consolidação do Horto Municipal nos últimos 36 anos.

“O Horto é o que é hoje por conta dessas pessoas que tornaram esse espaço tão importante para a nossa cultura e produção rural. Por isso, a homenagem, uma entrega de certificados para essas pessoas fundamentais para a história do espaço. Só nos fins de semana, são em média cerca de mil pessoas circulando pelo Horto, que conta com 35 barracas de produtores locais, três lojas e uma lanchonete. O espaço é uma vitrine e mostra a qualidade dos produtos que são cultivados na nossa cidade, atendendo a todos os gostos, inclusive com a oferta de orgânicos. O Horto é divulgador da agricultura da nossa cidade, assim como o Petrópolis é capital estadual dos produtos orgânicos”, revelou Samir El Ghaoui, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Desde o início da atual gestão, houve um planejamento do poder público para realizar revitalizações no espaço. Na cerimônia de aniversário serão entregues algumas dessas melhorias, como a pintura do espaço e outras intervenções de manutenção. “Também estamos entregando duas câmeras de monitoramento e uma rede wi-fi gratuita para os visitantes”, informa o secretário de Desenvolvimento Econômico.

O Hortomercado Municipal José Carneiro Dias funciona às sextas-feiras e sábados, de 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 13h. O espaço é considerado modelo no cenário da agricultura estadual e foi criado com o intuito de organizar o espaço rural no município, focado na comercialização de produtos artesanais e de horticultura (hortaliças, leguminosas e flores), além de frutas e laticínios. Os produtos comercializados no espaço são na maioria frutos negócios familiares, que passam de pai para filho.

Além disso, se tornou nos últimos anos em um importante polo de turismo rural e gastronômico, sendo referência em segurança alimentar e reaproveitamento de produtos.

Câmara aprova projeto que declara o Hortomercado Municipal de Itaipava como Patrimônio Cultural e Imaterial

Foi aprovado nessa quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Petrópolis, o Projeto de Lei de autoria dos vereadores Marquinhos Almeida (autor) e Gil Magno (coautor) que declara o Hortomercado Municipal José Carneiro Dias, localizado no distrito de Itaipava, como Patrimônio Cultural e Imaterial do povo petropolitano. A medida reconhece a relevância histórica, social e econômica do espaço, que completa 36 anos de funcionamento em agosto de 2025.

Considerado um dos principais centros de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros da cidade, o Hortomercado é também referência em turismo rural e gastronomia. Criado para organizar o espaço rural no município, conta atualmente com 36 boxes que comercializam hortaliças, frutas, flores, laticínios e produtos artesanais em sua maioria provenientes de negócios familiares que passam de geração em geração.

Segundo o vereador Marquinhos Almeida, além de sua importância econômica, o Hortomercado é reconhecido por sua estrutura sustentável, com uso de energia solar, economia de água e práticas de reciclagem.

A proposta não implica tombamento imediato, mas busca dar o primeiro passo para garantir sua preservação, cabendo ao Poder Executivo, posteriormente, iniciar o processo administrativo que poderá transformá-lo oficialmente em bem tombado, conforme previsto na Lei Orgânica Municipal.

Para o vereador Gil Magno, a preservação do Hortomercado significa manter viva parte da história e da identidade de Petrópolis, assegurando que este espaço, tão presente no cotidiano e na memória da população, continue a ser referência no abastecimento, na valorização da agricultura local e no fortalecimento da economia rural.

Edição: quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral