Edição anterior (3973):
sábado, 16 de agosto de 2025


Capa 3973

Hortomercardo Municipal José Carneiro Dias completa 36 anos: confira fotos do evento comemorativo

“O Horto é muito importante para a nossa família, vivemos do Horto a vida toda”, ressalta comerciante

Foto: Vinícius
Foto: Diário de Petrópolis

Mariana Machado

O Hortomercado Municipal José Carneiro Dias, em Itaipava, completa 36 anos neste sábado (16). A programação especial contou com apresentação da banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve, e homenagens, como a entrega de uma moção ao filho do jornalista que dá nome ao Horto, o diretor-presidente do Diário de Petrópolis, Paulo Antônio Carneiro Dias. Ainda na programação, homenagens aos produtores e responsáveis pela consolidação do Horto Municipal nos últimos 36 anos, onde são comercializados legumes, verduras, ervas finas, frutas, mel, flores, trutas, ovos, doces, geleias em conservas e cogumelos dos mais diversos tipos, cultivados nas propriedades rurais de Petrópolis. Ao todo, o espaço conta com 36 boxes, duas lojas e o Bar do Horto.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Petrópolis Hingo Hammes, o vice-prefeito Albano Sampaio Baninho Filho, além dos secretários, Macelo Chitão, Pedro Alcântara, Luíz Cruzick, Fred Procópio, Guilherme Moraes, Fernanda Ferreira e Samir El Ghaoui, além dos vereadores Júnio Paixão, Gil Magno, Marquinhos Almeida e Carlos Alberto Silva. O presidente do PRD - Marcus Vinícius Neskau também participou da cerimônia.

Conforme explica Maria Celeste, que trabalha no Horto desde a inauguração, no local é possível encontrar mercadorias direto dos produtores, “sempre fresquinhas e de ótima qualidade, trazendo renda para o município”, afirma ela. “Lá conheci meu marido, e nos casamos há 33 anos, uma história que se repete de geração em geração. O Horto faz parte da minha história, e de muitos outros.”, completa.

“O Horto é o que é hoje por conta dessas pessoas que tornaram esse espaço tão importante para a nossa cultura e produção rural. Por isso, a homenagem, uma entrega de certificados para essas pessoas fundamentais para a história do espaço. Só nos fins de semana, são em média cerca de mil pessoas circulando pelo Horto, que conta com 35 barracas de produtores locais, três lojas e uma lanchonete. O espaço é uma vitrine e mostra a qualidade dos produtos que são cultivados na nossa cidade, atendendo a todos os gostos, inclusive com a oferta de orgânicos. O Horto é divulgador da agricultura da nossa cidade, assim como o Petrópolis é capital estadual dos produtos orgânicos”, disse Samir El Ghaoui, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Hortomercado como Patrimônio Cultural e Imaterial do povo petropolitano

Na última quarta-feira (13), foi aprovado na Câmara Municipal de Petrópolis o Projeto de Lei que declara o Hortomercado como Patrimônio Cultural e Imaterial do povo petropolitano. A lei, de autoria dos vereadores Marquinhos Almeida e Gil Magno, reconhece a relevância histórica, social e econômica do espaço.

Segundo o vereador Marquinhos Almeida, “o Hortomercado é uma vitrine para Petrópolis. Um lugar que recebe a visita de muitos turistas e visitantes, mostrando a qualidade dos produtos que são cultivados pelos produtores rurais da nossa cidade. O espaço público, além de movimentar a economia local, o contribui para a geração de empregos e renda, e o desenvolvimento sustentável”.

“O Horto de Itaipava tem uma importância cultural e histórica para Petrópolis, representando um vínculo com a identidade local e a tradição da agricultura familiar”, ressalta o parlamentar.

O Hortomercado

O Horto foi criado com a finalidade de “baratear” o produto hortifrutigranjeiro à população, além de apoiar e proporcionar aos produtores rurais um local para escoar seus produtos sem intermediações, diretamente ao consumidor. Os produtos comercializados no espaço são, na maioria, frutos de negócios familiares, que passam de geração em geração.

Dentre os atrativos do espaço, está o tradicional Bar do Horto, famoso por seus pastéis e o ambiente agradável.

José Carneiro Dias, que dá nome ao mercado, fundou e dirigiu os jornais: Diário de Petrópolis, Jornal de Petrópolis e a Rádio Musical. Além de jornalista e empresário, José Carneiro Dias destacou-se também na vida pública, como Secretário de Fazenda, por duas vezes, e Secretário de Obras Públicas, em Petrópolis. Como empresário, dirigiu a rede de lojas Casas Xavier, e foi também Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, presidiu a Associação Comercial por anos, e fez parte da Comissão de Festejos do Município.

Carneiro Dias também esteve presente na luta contra o regime de exceção. Na época, o Diário de Petrópolis foi um dos poucos órgãos de imprensa do interior que se anteciparam no combate à ditadura.

O Hortomercado Municipal funciona às sextas-feiras e sábados, de 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 13h.

Confira fotos da comemoração:

n Foto: Diário de Petrópolis

b Foto: Diário de Petró

Divulgação PMP
Divulgação PMP

polis

Edição anterior (3973):
sábado, 16 de agosto de 2025


Capa 3973

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral