Foi sancionada a Lei nº 9.055, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que torna obrigatória a orientação e o treinamento em primeiros socorros para pais, mães ou responsáveis por recém-nascidos nas unidades de saúde públicas e privadas de Petrópolis. A medida busca prevenir situações de risco como engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e até morte súbita de bebês.
Segundo a nova legislação, a capacitação deverá ser realizada ainda na maternidade, antes da alta hospitalar, por enfermeiras do próprio setor ou profissionais indicados pela unidade. Além disso, os hospitais e maternidades deverão informar sobre a existência do treinamento ainda durante o pré-natal, podendo oferecê-lo de forma individual ou em grupo.
A vereadora Gilda Beatriz destacou que muitos casos de engasgamento em bebês ocorrem com leite materno, saliva ou refluxo, situações que poderiam ser evitadas com simples orientações. “Infelizmente, é mais comum do que se imagina o engasgo em bebês com menos de um ano, muitas vezes com leite materno, saliva ou líquidos. Tragédias evitáveis, que se agravam pela falta de informação ou preparo básico. É um cuidado essencial, principalmente para mães e pais de primeira viagem, que muitas vezes saem do hospital inseguros diante de situações tão comuns e perigosas.”, afirmou a parlamentar.
Veja também: