Dados da Sala de Trauma apontam que março teve 14 atendimentos a mais do que fevereiro
Larissa Martins especial para o Diário
No mês de março, a Sala de Trauma do Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, registrou 155 internações decorrentes de acidentes. Em comparação ao mês anterior houve 14 ocorrências a mais. Isso porque em fevereiro, a unidade registrou a entrada de 141 pacientes no espaço.
Os dados revelam que vítimas com idades entre 18 e 60 anos incompletos permanecem sendo as responsáveis pelo maior número de hospitalizações, contabilizando 123 casos. Em seguida, estão os pacientes com mais de 60 anos, totalizando 21 internações. Houve ainda 11 atendimentos de jovens com 18 anos incompletos.
Acidentes de trânsito
Grande parte das vítimas sofreu acidente de moto com 74 internações. Outras 13 pessoas foram atropeladas e 35 pessoas sofreram acidentes automobilísticos. No último sábado (06), por exemplo, um carro colidiu em um poste. Com o impacto da batida, o poste ficou pendurado e o veiculo destruído. Um homem, que não teve a identidade divulgada, ficou ferido e foi encaminhado ao hospital.
O acidente ocorreu na altura do Castelo São Manoel, por volta das 05h, e mobilizou equipes do 15º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Por conta disso, o trânsito na Estrada União de Indústria, em Corrêas, ficou totalmente congestionado.
Outras vítimas
A Sala de Trauma mostra ainda que 21 vítimas deram entrada no hospital após sofrerem quedas e uma por perfuração de arma de fogo (PAF). Houve também a confirmação de outras 11 internações não identificadas, que resultaram em cuidados médicos. A unidade também faz o levantamento mensal dos casos de perfuração por arma branca, agressão, queimadura e corte por linha de pipa. Não houve hospitalizações relacionadas a essas ocorrências.
Coleta de dados
Os dados apresentados foram coletados a partir dos atendimentos realizados pelo convênio e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pelos Bombeiros, Concer, Samu ou que procuraram o hospital por meios próprios.
Doação de Sangue
Muitas vítimas que se acidentam são encaminhadas para as unidades hospitalares. Em casos mais graves pode haver a necessidade de transfusão de sangue. O GSH Banco de Sangue Santa Teresa está com o estoque 40% abaixo do ideal. A unidade convoca a população para doar e salvar até quatro vidas.
Basta comparecer à unidade, das 07h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Doutor Paulo Hervê, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco. Também é possível agendar previamente pelo WhatsApp: (24) 99269-4355.
Veja também: