Com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19, a direção do Hospital SMH - Beneficência Portuguesa de Petrópolis classifica o atual cenário da cidade como gravíssimo. Nesta segunda-feira (29), o diretor executivo operacional do hospital, Fernando Baena, disse que a faixa etária dos pacientes infectados inclui cada vez mais pessoas jovens.
"A demanda por internação cresce a cada dia e a faixa etária dos pacientes infectados inclui cada vez mais pessoas jovens. É um perfil de paciente que demora mais a buscar atendimento médico, o que faz com que o quadro se agrave, levando ao aumento da necessidade e do tempo de permanência nos leitos de UTI. Por consequência, a oferta de vagas diminui, torna a fila de espera ainda maior e reduz as perspectivas de abertura de novos leitos, como vinha sendo feito anteriormente”.
O diretor pede para que a população não espere orientações para tomar as atitudes corretas para frear o avanço da pandemia.
“A população não deve esperar que o poder público ou qualquer autoridade diga o que se deve ou não fazer. A única alternativa agora é ficar em casa. Não é sair para comprar roupa, para comer e muito menos para beber ou malhar. O aceitável no momento é apenas ir ao médico, ao hospital ou à farmácia. Essa é a atitude a ser tomada por aqueles que não querem dar adeus a conhecidos ou familiares, ou ainda perder a própria vida”, pontua o diretor.
Veja também: