Edição anterior (3868):
terça-feira, 13 de maio de 2025


Capa 3868

Idoso denuncia atendimento recebido na agência do INSS

“Nós, aposentados, já vivemos com dificuldades, e ainda temos que passar por esse tipo de constrangimento em um lugar onde deveríamos encontrar amparo e respeito”, disse

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Mariana Machado estagiária

Um homem idoso denunciou ao Diário o atendimento recebido na agência do INSS da Praça Bosque do Imperador, conhecida como Praça do CENIP, que, segundo ele, sentiu humilhação por conta do rígido procedimento realizado pelos agentes de segurança da portaria.

Ele conta que ao chegar à agência, se deparou com uma fila de cerca de 15 pessoas idosas “porém, o que mais me marcou não foi a espera, mas a maneira como fomos tratados”, conta.

De acordo com o relato, o agente de segurança da portaria exigiu que as senhoras retirassem tudo de suas bolsas. “O detector de metais apitava até com botão de blusa. Ele fazia todas retirarem seus pertences um procedimento excessivamente rígido, que, para mim, se tornou uma humilhação”, disse o idoso. “Nós, aposentados, já vivemos com dificuldades, e ainda temos que passar por esse tipo de constrangimento em um lugar onde deveríamos encontrar amparo e respeito”, completa.

Além disso, ressalta que em outros ambientes não vê esse tipo de abordagem, e questionou a necessidade deste tratamento “hostil” no INSS, pedindo que tal procedimento seja revisto. “O Brasil precisa tratar melhor os seus idosos. Dignidade não é favor - é direito”, conclui.

Questionado, o INSS diz que “lamenta o desconforto narrado pelo idoso que fez o relato e informa que o procedimento de revista realizado para o acesso às agências é padronizado e obrigatório em todas as autarquias federais. Essa medida visa assegurar a integridade física de todos os usuários, verificando a presença de objetos que possam oferecer riscos à segurança dentro da unidade”.

E completa que, “apesar do processo de verificação ser rápido, entendemos que a experiência possa ser incômoda, principalmente em virtude da idade ou condições de saúde dos segurados”.

O INSS ressalta ainda que os vigilantes são orientados a tratar a todos com respeito, urbanidade e compreensão, levando em consideração as condições de saúde e idade, e segue comprometido em aprimorar seus procedimentos e garantir a segurança, o respeito e o bem-estar de todos os que buscam os serviços previdenciários.

Edição anterior (3868):
terça-feira, 13 de maio de 2025


Capa 3868

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral