Edição anterior (3940):
domingo, 20 de julho de 2025


Capa 3940

Idosos sofrem mais no inverno

Riscos de infarto e AVC aumentam com o frio

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay


Jaqueline Gomes

A estação mais fria do ano pode ser prejudicial aos idosos, que são os principais afetados pelas doenças típicas desta época como a pneumonia, hipertensão arterial e as dores nas articulações que se agravam com o frio.

Para o cardiologista José Almeida, as doenças respiratórias e a hipertensão são os principais motivos de preocupação. “Com as temperaturas baixas os idosos sofrem mais com os estados gripais que, se não forem bem cuidados podem evoluir para uma pneumonia, que é a doença que mais mata pessoas em idade avançada. Outra grande preocupação é que o frio causa um aumento da pressão arterial, que se não for controlada pode gerar um AVC (acidente vascular cerebral)”, alerta o cardiologista. Ele recomenda o consumo de alimentos quentes e o uso de lenços descartáveis. “Os idosos devem se agasalhar bem, evitar correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura, evitar aglomerações, usar lenços descartáveis em caso de secreções e lavar bem as mãos após cumprimentar alguém, além de evitar o contato com pessoas doentes. A alimentação deve ser reforçada com alimentos calóricos como sopas, mas não abusar do sal para não alterar a pressão arterial”, indicou o médico.

Nesta época também são comuns as queixas de pessoas de idades mais avançadas sobre o agravamento das dores nas articulações. De acordo com a fisioterapeuta Delane Amaral, a artrose, quadro que frequentemente acomete idosos, é uma grande vilã no período que compreende os meses mais frios do ano. “Com a queda de temperatura, pacientes que já sofrem desta doença costumam ter as dores agravadas nessa época porque no inverno as pessoas ficam mais encolhidas, os músculos mais contraídos, há uma diminuição no fluxo sanguíneo por constrição vascular e a friagem deixa a sensibilidade mais evidente”, explica.

De acordo com a fisioterapeuta, esta afecção dolorosa das articulações ocorre por insuficiência da cartilagem, ocasionada por um desequilíbrio entre a formação e a destruição dos seus principais elementos, associada a uma variedade de condições como: sobrecarga mecânica (esforço sobre a articulação), alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial (comuns em algumas doenças reumáticas) e fatores genéticos.

A aposentada Thereza Gutierres diz que esse período só é bom para dormir. “Nesta época do ano, o que a maioria das pessoas sonha é ficar mais tempo na cama embaixo das cobertas, ou mesmo ficar encolhido próximo ao calor de uma lareira ou dos aquecedores, tão comuns hoje em dia”, analisou. Mas, a fisioterapeuta Delane destaca que durante o inverno devem-se realizar exercícios físicos principalmente com o objetivo de minimizar o desconforto provocado pelas dores articulares e melhorar a qualidade de vida. “O ideal é manter a caminhada entre 20 e 30 minutos diários, mas alguns cuidados precisam ser tomados nos dias frios. Recomenda-se fazer exercícios de aquecimento antes de esforços maiores e sempre no final executar os alongamentos musculares. De preferência, os exercícios devem ser supervisionados por um profissional da área, já que é preciso desenvolver movimentos específicos, que não podem ser realizados em demasia ou mesmo em quantidade inferior ao necessário”, informou. Ela lembra ainda que, para quem não quer enfrentar as manhãs frias e escuras de inverno, alguns exercícios matinais realizados em casa melhoram a circulação do sangue e podem aliviar bastante as dores.

Edição anterior (3940):
domingo, 20 de julho de 2025


Capa 3940

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral