Na madrugada do dia 19 para o dia 20 de agosto, moradores em situação de rua foram flagrados colocando fogo em frente a um estabelecimento comercial na Rua Irmãos D'Ângelo, no Centro. As imagens mostram, ainda, uma mulher, que estava no grupo, sendo agredida por um dos homens. Nçao há informações sobre o estado de saúde da mulher e as marcas do fogo puderam ser notadas por quem passou pelo local na manha de quarta-feira (20).
O local é frequentemente usado como dormitório à noite por pessoas em situação de rua.
O Diário de Petrópolis entrou em contato com Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e também com a Secretaria de Assistência Social, que infomou: "No caso citado, as equipes da Assistência Social já haviam feito abordagem aos envolvidos, que são estrangeiros, e farão nova abordagem com o objetivo de oferecer alternativas para superação da condição de rua".
Sobre a rede acolhimento, a SAS afirmou que as abordagens são feitas de forma contínua. "Por meio de uma rede articulada que inclui o Serviço Especializado em Abordagem Social, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e o Núcleo de Integração Social (NIS), além da parceria com demais políticas públicas. As abordagens sociais são realizadas tanto por demanda espontânea quanto por encaminhamentos oriundos de equipamentos públicos, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e unidades de saúde. Há também o trabalho de busca ativa, no qual as equipes percorrem regularmente o Centro e os distritos com o objetivo de identificar pessoas em situação de rua e ofertar atendimento".
Veja também: