Cartão de crédito, empréstimo e crediário são os principais vilões, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil
Larissa Martins
Desemprego, imprevistos, falta de planejamento financeiro, uso inadequado do cartão de crédito: são muitos os motivos que levam as pessoas a acumular dívidas. Atualmente, há 136,5 mil endividados em Petrópolis. A Serasa, empresa de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, revela que a inadimplência aumentou quase 10% de junho de 2024 para cá, no município.
Segundo os dados, no ano passado, havia 124,7 mil petropolitanos com dívidas somadas em R$ 661 milhões. Recentemente, esse valor subiu para R$ 765 milhões, acumulados em 472 mil dívidas. O valor pendente gerou R$ 5.608,43 de ticket médio por inadimplentes e R$ 1.618,99 de ticket médio por dívidas. Vale lembrar que um mesmo consumidor pode ter várias dívidas em aberto.
Em nível estadual, a situação também chama atenção.
“O panorama da inadimplência no estado do Rio de Janeiro reflete um cenário de endividamento preocupante, seguindo a tendência de crescimento nacional, com mais de 7,7 milhões de pessoas negativadas e um volume superior a 29 milhões de dívidas ativas. O ticket médio por inadimplente, de mais de R$ 6 mil, revela que muitas dessas pessoas estão enfrentando dificuldades múltiplas de pagamento. As contas básicas, como água, luz e gás, lideram o ranking das dívidas no Estado e representam 34% dos débitos ativos, seguidas por pendências com bancos e cartões de crédito, que somam 26%. Esse perfil indica que a população acaba recorrendo ao crédito para cobrir as despesas essenciais, incluindo também gastos com alimentação, medicamento e outros”, observa Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira.
Vilões da inadimplência
No cenário nacional, os principais vilões da inadimplência são o cartão de crédito (23%), os empréstimos em bancos ou financeiras (16%) e o crediário (12%). Cheques pré-datados e mensalidades escolares são as contas com maior tempo de atraso (15 meses cada), aponta uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. O estudo foi realizado com consumidores de todas as capitais que possuíam contas em atraso há mais de 3 meses.
O levantamento também mapeou quais são os compromissos financeiros em atraso, mas que não levaram ainda o consumidor à inadimplência: mais uma vez o cartão de crédito (15%) lidera a lista, seguido pelas contas de água e luz (10%) e em seguida o cheque especial (9%), com destaque para as classes A/B.
“O país vive um momento de alta inadimplência e juros altos, este cenário desafiador demanda paciência e educação financeira por parte dos consumidores. Na hora de negociar uma dívida, é importante ir com um planejamento que possa ser realmente cumprido e na hora de buscar um crédito, deve-se sempre considerar todas as taxas envolvidas. Além disso, o consumidor deve ficar atento uma vez que aqueles créditos que ficam disponíveis com mais facilidade, são os empréstimos com juros mais caros”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
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