Edição anterior (3962):
quinta-feira, 07 de agosto de 2025


Capa 3962

Inea desenvolve projeto inédito de monitoramento de avifauna em Paraty

Ação une capacitação técnica e ecoturismo

Foto:  Sylvia Junghahnel
Foto: Sylvia Junghahnel


A Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), desenvolveu uma iniciativa inédita no início de julho: o Projeto de Monitoramento de Aves Migratórias em Paraty. A ação quinzenal une capacitação técnica ao ecoturismo e tem como foco principal identificar as espécies de aves que frequentam a região costeira da cidade e registrar seu comportamento, preenchendo uma lacuna de conhecimento científico sobre as aves migratórias. A iniciativa é pioneira, uma vez que, atualmente, não é possível encontrar pesquisas sobre as aves migratórias que frequentam o Saco do Mamanguá, a Baía de Paraty e a Enseada da Cajaíba.

Na última vistoria, foram encontrados ninhos de Trinta-Réis-de-Bando (Thalasseus acuflavidus) e Trinta-Réis-de- Bico-Vermelho (Sterna hirundinacea). Há ainda um local de descanso, com separação entre filhotes e aves adultas, além da observação de que algumas aves passaram a repousar em uma fazenda de algas próxima à unidade, comprovando a importância da preservação do local em que as aves estão se reproduzindo e descansando para migração.

Esta iniciativa representa um marco para a conservação costeira no Rio de Janeiro. Ao unir pesquisa científica, formação de guias e ecoturismo, o Inea cria um modelo sustentável que protege as aves migratórias enquanto gera conhecimento e oportunidades para a comunidade declara o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

A iniciativa é conduzida pelos guarda-parques do Inea, em parceria com a pedagoga Sylvia Junghähnel. Os dados coletados serão compartilhados com a Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, uma das mais importantes instituições de pesquisa ornitológica do mundo. Essa parceria permitirá que cientistas de diversos países acessem informações sobre as espécies registradas na região, contribuindo significativamente para a ciência cidadã e para estudos sobre migração de aves. Após esta fase inicial, os guarda-parques também estarão aptos a dar continuidade ao monitoramento de forma independente, garantindo a sustentabilidade do projeto.

Sobre a unidade

A Reserva Ecológica Estadual da Juatinga é uma unidade de conservação da natureza localizada no extremo sul do Estado do Rio de Janeiro, no município de Paraty, na Costa Verde sul fluminense. São 9.797 hectares de remanescentes florestais de Mata Atlântica, restingas, manguezais e costões rochosos. Criada em 1992, a Reserva tem como objetivo proteger a biodiversidade, a paisagem e a cultura tradicional caiçara. Na unidade vivem cerca de 1500 pessoas em 15 comunidades e núcleos de ocupação localizados ao longo da costa.

Edição anterior (3962):
quinta-feira, 07 de agosto de 2025


Capa 3962

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral