Rio em 2024 já registrou 13.595 acionamentos até agora, 2558 a mais que em todo o ano anterior
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vem intensificando as ações de combate aos incêndios florestais em unidades de conservação e áreas próximas aos parques estaduais geridos pelo órgão. A Operação Fumaça Zero deu início à Semana D, focada em fiscalizações ambientais e vistorias nas unidades de conservação atingidas pelo fogo.
A Operação promove ações de conscientização e prevenção de queimadas irregulares nos municípios do Rio de Janeiro durante o período de estiagem, que dura de maio até outubro, com a realização de notificações preventivas, rondas de monitoramento e ações de educação ambiental.
O programa conta ainda com o apoio da Inteligência Artificial (IA), imagens de satélite e sensoriamento remoto, assim o Programa Olho no Verde permitirá identificar os responsáveis, mensurar os danos ambientais e viabilizar as ações de controle e recuperação ambiental.
Somente em agosto tivemos dezoito focos de incêndio e, até o momento, já foram expedidas mais de 1500 notificações preventivas de incêndio em todo o Estado do Rio. A intenção é conscientizar o maior número de pessoas possíveis, disse o coordenador do Fumaça Zero, Israel Andrade.
Além disso, o Corpo de Bombeiros RJ conta, atualmente, com dois Grupamentos de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1° e 2° GSFMA), localizados estrategicamente no Alto da Boa Vista e no município de Magé. São unidades especializadas no atendimento a estes tipos de ocorrências.
Veja também: