Projeto teve início nesse semana e é quer incentivar jovens a atuar em áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática
Rômulo Barroso - especial para o Diário
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) quer ampliar a presença feminina em áreas de ciências exatas. Para isso, criou o Projeto Meninas STEM Petrópolis Tec Hub, que teve início nessa semana. A iniciativa visa incentivar jovens a atuar em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) e, dessa forma, promover igualdade de gêneros nesses setores.
Dados da Unesco apontam que menos de 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres, desigualdade que é ainda maior nas áreas tecnológicas e de engenharia. Por isso, o LNCC destaca que esse "projeto surge como um espaço de transformação, onde meninas podem se inspirar, aprender e se conectar com profissionais e pesquisadoras que já atuam nesses setores".
"Este projeto piloto foi desenhado para acontecer especificamente no bairro Quitandinha, designado por lei municipal como “Quitandinha Bairro Tech”, que concentra muitas instituições de pesquisa, ciência e tecnologia de Petrópolis. Esperamos que ao estimular o aprendizado tecnológico e a inclusão por meio de atividades educativas e envolventes, ocorra um aumento na participação e no interesse das meninas nas ciências exatas. O projeto também contempla a concessão de quatro bolsas para graduação e sete bolsas de suporte técnico destinadas às professoras das escolas envolvidas", afirmou a coordenadora do projeto, Regina Almeida, no fim de janeiro.
O letramento tecnológico e a promoção da inclusão feminina na cidade de Petrópolis são os focos principais do projeto, que utiliza a plataforma Scratch para ensinar programação de maneira lúdica e interdisciplinar, incorporando debates sobre gênero, direitos humanos e desigualdades. "O Meninas STEM Petrópolis Tec Hub é uma iniciativa inovadora que busca despertar o interesse de jovens do gênero feminino pelas áreas STEM, oferecendo oportunidades de aprendizado, mentoria e acesso a ferramentas tecnológicas", ressalta a instituição.
Lançamento
O lançamento do projeto aconteceu no último dia 11, quando foi celebrado o Dia Internacional de das Meninas e Mulheres na Ciência, uma data criada pela ONU em 2015 para destacar a importância da participação delas nesses campos. O evento inaugural foi seguido do I Curso de Capacitação de Profissionais da Rede Pública, que recebeu estudantes do Serviço de Acolhimento de Petrópolis e das escolas Municipal Marcello Alencar, Paroquial Bom Jesus e Colégio Princesa Isabel nos três dias seguintes.
Segundo o LNCC, "foram realizadas discussões e oficinas práticas com a participação de cientistas, educadoras e representantes de instituições parceiras. As atividades tiveram como objetivo não apenas apresentar as possibilidades de carreira nas áreas STEM, mas também discutir os desafios enfrentados por mulheres nesses campos e como superá-los". A coordenação foi da professora Regina Célia e da pesquisadora Emanuelle Arantes Paixão.
Primeiros passos em janeiro
O primeiro passo do projeto já havia acontecido em janeiro, quando alunas do ensino médio do Colégio Estadual Princesa Isabel e do Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva (CIEMS), do Rio, estiveram no LNCC para participar de uma "Imersão Científica", que acontece no âmbito do Programa Futuras Cientistas, coordenado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).
Nesse oportunidade, foi desenvolvido "o plano de trabalho em Modelagem Computacional na Educação Básica: o desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar no Ensino Médio, onde as estudantes participaram de oficinas práticas, palestras e interações com pesquisadoras voluntárias do LNCC, tendo a oportunidade de explorar conceitos avançados em ciência e tecnologia".
Depois disso, o projeto foi apresentado durante a solenidade de doação de 500 computadores feita pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) para instituições de ensino de Petrópolis.
Como funciona
O projeto vai conceder 39 bolsas de iniciação científica júnior para meninas do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio, provenientes da Escola Paroquial Bom Jesus, da Escola Municipal Governador Marcelo Alencar, do Colégio Estadual Princesa Isabel, da FAETERJ, do CEFET/RJ-Uned Petrópolis, e para meninas atendidas pela Vara da Infância e Juventude do Município. Elas vão participar de atividades como: aprendizado em programação, desenvolvimento de jogos educacionais na plataforma Scratch, participação em um Clube de Ciências, presença em eventos de divulgação científica, participação em palestras e seminários, elaboração de relatórios intermediários e finais.
Além do LNCC, fazem parte da iniciativa: CEFET-Petrópolis, UFF-Petrópolis, FAETERJ-Petrópolis, UFBA e Serratec (todas essas colaborando com a execução das atividades); e como instituições participantes: QUIPOTECH, BIOMOB; Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Veja também: