Provas podem ser realizadas em Petrópolis
Desde 2001, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem uma nova porta de entrada para a instituição, o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), que tem o intuito de aperfeiçoar os processos de admissão para a universidade, de uma forma que combine mais com a vida escolar. Assim, criaram o vestibular seriado, ou seja, tem provas durante os três anos do ensino médio, com conteúdos referentes às séries. Atualmente, metade das vagas oferecidas pela UFJF são através do PISM.
A diretora do colégio Pensi, e do SINEP (Sindicato das Escolas Privadas), Maria Elisa Badia, comentou como deve ser realizada a preparação dos alunos para o exame. As escolas devem orientar os alunos em relação às inscrições. Além disso, aqui no Pensi, por exemplo, a gente tem um projeto específico preparatório para a prova, que é uma prova muito específica, tem, por exemplo, questões exclusivas regionais de história e geografia de Minas Gerais, o estilo das questões é um pouco diferente, explica.
As provas têm diferentes pesos, valendo 20% no primeiro ano do EM, 30% no segundo e 50% no terceiro. É uma prova multi-seriada, então a gente consegue fazer um trabalho mais direcionado aos conteúdos que vão ser trabalhados, de acordo com o edital, completa a diretora.
Ainda segundo Maria Elisa, cerca de 80% dos alunos que ingressam no primeiro ano do ensino médio tem interesse no PISM.
Ao todo, estão sendo oferecidas 2.303 vagas em 76 cursos de graduação em Juiz de Fora e Governador Valadares. As inscrições devem ser realizadas na Área do Candidato do site da UFJF, no valor de R$ 150, que deve ser pago até o dia 16 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil.
As inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (16), às 18h. Após o término do período de inscrição, não serão permitidas alterações. As provas acontecem nos dias 14 e 15 de dezembro, nas cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis.
Para isenção da taxa, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou tenha recebido bolsa integral em rede privada. Ou via CadÚnico. A solicitação deve ser feita também na Área do Candidato.