Imagem de crachás falsos do INSS volta a circular na internet
Larissa Martins
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta que nenhuma denúncia sobre tentativa de golpes contra aposentados e pensionistas chegou até o órgão. Isso porque está circulando na internet um vídeo de pessoas com uniformes e crachás falsos do INSS como se fosse recente. No entanto, as imagens estão sendo divulgadas desde abril deste ano.
Em um aplicativo de mensagem, uma pessoa encaminhou um áudio recomendando que o material seja distribuído e alerta sobre tentativa de golpe usando "prova de vida presencial". Na mensagem a pessoa diz que "alguns bandidos mandaram confeccionar crachás falsos do INSS para conseguir entrar na casa" das pessoas.
Recomendação
O INSS frisa que caso alguém apareça na sua porta com uniforme e crachá do INSS dizendo que foi fazer prova de vida presencial, não atenda e ligue para a polícia.
“O instituto não usa uniforme e não faz esse tipo de visita. Desde o ano passado a prova de vida é feita pelo próprio INSS com o cruzamento de dados. Mas se o beneficiário quiser fazer prova de vida, pode utilizar o aplicativo ou site Meu INSS. De todo modo, o INSS recomenda que aposentados, pensionistas, e beneficiários de auxílios pagos pelo instituto, não forneçam documentos, fotos, login e senha do Gov.br a estranhos”, ressalta.
Desconfie de contatos inesperados: nunca forneça informações pessoais ou financeiras a quem ligar ou enviar mensagens dizendo ser do INSS. Sempre verifique a autenticidade do contato através dos canais oficiais, como a Central 135.
Veja também: