Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve na última terça-feira (16) por tempo indeterminado. A categoria reivindica a recomposição de perdas salariais, melhores condições de trabalho, além da valorização dos profissionais.
O movimento foi aprovado pela Plenária Nacional da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) no último sábado (13). Trabalhadores de 11 unidades da federação paralisaram suas atividades. No entanto, em Petrópolis, o Gerente Executivo do INSS, Fernando Mascarenhas, esclarece que até o momento apenas quatro servidores aderiram à greve. Portanto, não há impactos no atendimento da Agência que funciona normalmente.
Mesmo assim, o INSS ressalta que mais de 100 serviços prestados pelo instituto podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular (app) ou pelo site gov.br/meuinss , ou pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Quem necessitar de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio por incapacidade temporária, por exemplo, pode utilizar esses meios. O INSS informa que assuntos relacionados a negociações e reajustes salariais do funcionalismo federal são tratados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Veja também: