Créditos serão depositados até o dia 7 de outubro para quem recebe um salário-mínimo
Larissa Martins
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta terça-feira (24) o pagamento de setembro para mais de 62 mil aposentados e pensionistas mantidos em Petrópolis. Inicialmente, os benefícios estão sendo pagos a quem recebe até um salário-mínimo (R$ 1.412,00), seguindo até o dia 7 de outubro.
Mensalmente, o INSS paga cerca de 40 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais. No entanto, nem todo mundo recebe o dinheiro na mesma data do mês, o que, às vezes, causa dúvidas nos segurados e beneficiários.
Calendário
As datas de pagamento podem variar, a depender de alguns fatores, a exemplo do tipo de benefício. De acordo com o INSS, o calendário dos depósitos é divulgado no ano anterior ao ano de referência, para que os beneficiários saibam as datas de quando irão receber seu dinheiro.
O calendário de pagamentos é organizado de maneira que, inicialmente, sejam efetuados os depósitos para quem recebe até um salário-mínimo. Logo após, são pagos aqueles com valores superiores a esse limite, com base no número do benefício (NB).
Para os beneficiários que recebem acima do piso nacional, os pagamentos ocorrerão de 1º de outubro e se estenderão até o dia 07/10. Nesse grupo os créditos também são feitos levando em conta o número final do benefício. Os valores serão distribuídos de dois em dois grupos, começando para quem tem dígito final 1 e 6.
Como consultar?
Para saber o dia correto do seu pagamento, você primeiro precisa saber o número do seu benefício. Cada um pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue o padrão de 10 dígitos no seguinte formato: 999.999.999-9. O número a ser observado será o penúltimo algarismo. Veja o calendário:
Até um salário-mínimo
Final 1: 24 de setembro
Final 2: 25 de setembro
Final 3: 26 de setembro
Final 4: 27 de setembro
Final 5: 30 de setembro
Final 6: 1 de outubro
Final 7: 2 de outubro
Final 8: 3 de outubro
Final 9: 4 de outubro
Final 0: 7 de outubro
Acima do piso nacional
Finais de 1 e 6: 1 de outubro
Finais de 2 e 7: 2 de outubro
Finais de 3 e 8: 3 de outubro
Finais de 4 e 9: 4 de outubro
Finais de 5 e 0: 7 de outubro
Canais
Os beneficiários que tiverem dúvidas podem acessar o aplicativo Meu INSS. Basta fazer login na tela inicial e clicar no serviço de "Extrato de pagamento" para obter o extrato e outros detalhes. Os segurados que não possuem acesso à internet, recebem a carta de concessão do benefício pelos Correios ou também podem ser informados através de consulta do beneficiário à Central Telefônica 135.
Ao fazer a chamada, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para evitar fraudes. A Central 135 recebe ligações de telefones fixos e celulares gratuitamente e funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Com informações da Agência Gov
Veja também: