Curso também ajuda a pagar os custos do Instituto, que oferecem atendimentos gratuitos na área de inclusão
Emanuelle Loli - estagiária
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva, o Brasil conta com 10,7 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva. A questão da inclusão, especialmente através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), tem ganhado cada vez mais destaque. Muito por conta disso, o Instituto Alliance disponibiliza um curso de Libras.
A Libras é a língua da comunidade surda no Brasil. Aprendê-la significa derrubar barreiras, ampliar a acessibilidade e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. Nos dias de hoje, empresas, escolas e órgãos públicos estão cada vez mais conscientes sobre a necessidade de profissionais fluentes em Libras. Por conta disso, além de um ato de inclusão, o domínio dessa língua pode ser um diferencial competitivo.
“Você já parou pra pensar em quantas pessoas vivem ao seu redor sem conseguir se comunicar com ninguém? Agora pensa, quantas dessas pessoas conseguem ir ao médico e entender o que está sendo dito? Quantas conseguem acompanhar uma conversa, pedir ajuda, fazer uma denúncia? A falta de acessibilidade e de empatia isola. E o isolamento doi. A falta de Libras na vida das pessoas ouvintes não é só sobre comunicação. É sobre acesso à saúde, educação, dignidade, direitos. É sobre respeito”, comentou Vânia Cristina, fundadora do Instituto Alliance.
Aprender Libras pode apresentar desafios, especialmente no que diz respeito à prática. Como qualquer língua, ela exige dedicação e imersão. Participar de eventos, interagir com a comunidade surda e consumir conteúdos em Libras são estratégias essenciais para alcançar a fluência.
O curso contribui significativamente para a acessibilidade no Brasil, formando comunicadores capazes de derrubar barreiras. Quanto mais pessoas dominarem a língua, mais acessível o mundo se torna para a comunidade surda. O público que busca cursos de Libras é bem diverso, incluindo familiares de pessoas surdas, professores, profissionais de saúde, servidores públicos e até empresas que desejam capacitar seus funcionários. Todos estão cada vez mais reconhecendo a importância dessa habilidade.
Sobre o curso
O curso de Libras teria início nesta sexta-feira (04), mas por conta do alerta de chuva forte em Petrópolis, o Instituto seguiu a recomendação da prefeitura e decidiu adiar o início das aulas para a segurança de todos.
As aulas serão ministradas uma vez por semana. Para a turma de iniciantes, os alunos poderão escolher entre as segundas e sextas-feiras, das 19h às 21h e sábados, das 9h às 11h. Para a turma intermediária e avançada, os horários disponíveis são de Terças-feiras, das 19h às 21h e sábados, das 14h às 16h.
Vânia explica que o curso de extensão universitária de libras também é uma forma de ajudar nos custos do Instituto. “é esse curso que mantém nossa instituição funcionando. Cada pessoa que aprende Libras com a gente está ajudando a transformar vidas”, explica.
Instituto Alliance
O Instituto Alliance é uma ONG de assistência para pessoas com deficiência e vulnerabilidade social.Sua missão é levar conhecimento e acessibilidade a todos, com uma metodologia dinâmica, professores qualificados e um ambiente acolhedor.
O Instituto oferece atendimento multidisciplinar com psicólogo, assistente social, psicanalista, terapeuta, clínico geral e massoterapeuta, acolhendo a comunidade com cuidado integral e acessível. Também contam com Projeto entre Laços, que são encontros quinzenais voltados para familiares de pacientes com esquizofrenia e doenças similares, com espaço de escuta, apoio e orientação.
Em maio contarão com um novo projeto chamado Sementes de Inclusão, que é um projeto exclusivo de acolhimento para crianças e familiares com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo suporte emocional, educacional e terapêutico.
Para mais informações a respeito do trabalho do Instituto, acesse nas redes sociais @institutoallianceoficial.
Veja também: