O Instituto Caminho da Roça (ICR) realiza, durante o mês de fevereiro, uma programação especial de Carnaval que une formação, memória, diálogo e celebração popular. As ações integram o calendário do Bloco Caminho da Roça, que desfila no domingo de Carnaval, e contam, neste ano, com o apoio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, fortalecendo a realização de iniciativas culturais nos territórios.
“O Carnaval, para nós, é muito mais do que uma festa. É um espaço de encontro, de fortalecimento dos vínculos comunitários e de valorização das tradições que constroem a identidade local. Essa programação mantém viva a cultura popular e garante que ela seja acessível, diversa e participativa”, destaca Janice Caetano, presidente e fundadora do Instituto Caminho da Roça.
A programação começou no início de fevereiro com o tradicional Concurso de Marchinhas, este ano com a temática VIVA A CULTURA. Já no dia 11 de fevereiro acontecerá a roda de conversa “Tradições do Carnaval no Interior”, das 14h às 17h, no Centro de Cultura Raul de Leoni Teatro Afonso Arinos, em Petrópolis. O encontro propõe um espaço de escuta, troca de experiências e reflexão sobre o papel do carnaval como manifestação cultural e patrimônio imaterial.
A roda de conversa contará com a participação do Professor Joaquim Eloy, educador, produtor cultural, historiador e escritor petropolitano, João Carlos Rabello, de São José do Vale do Rio Preto, gestor cultural e cofundador da Escola de Samba Unidos da Santa Fé; Valber Moraes, de Areal, animador cultural, professor de Educação Física e compositor de sambas e marchinhas; Géssika Quintanilha, de Teresópolis, fundadora do Bloco Gatos Pingados de Terê e da Associação Cultural e Social Raízes de Teresópolis; e mediação de Luis Carlos de Souza Lima, de Petrópolis, presidente do GRBC Parada Obrigatória, que contribuem com reflexões sobre memória, educação e tradições culturais do interior.
No dia 14 de fevereiro, às 14h, o Instituto Caminho da Roça promove a Oficina de Adereços, com Dafne Souza e Elisabeth Silveira, na sede do ICR, em Secretário. A atividade convida moradores e participantes a criarem adereços carnavalescos de forma colaborativa, incentivando a criatividade e a construção coletiva da identidade do bloco.
Encerrando a programação, no domingo de Carnaval, 15/02, a partir das 16h, haverá apresentação do grupo petropolitano Baque Mulher, que traz o maracatu, importante manifestação cultural afro-brasileira. Na sequência, a banda Sambalanço resgata as marchinhas tradicionais da folia e, junto ao Bloco Caminho da Roça, ocupa as ruas de Secretário.
SERVIÇO
Obs: TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA!
Roda de Conversa “Tradições do Carnaval no Interior”
Data: 11/02/2026
Horário: 14h às 17h
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni Teatro Afonso Arinos (Petrópolis)
Oficina de Adereços
Data: 14/02/2026
Horário: 14h
Local: Sede do Instituto Caminho da Roça Secretário
Facilitadoras: Dafne Souza e Elizabeth Silveira
Bloco Caminho da Roça
Data: 15/02/2026 - Domingo de Carnaval
Horário: a partir das 16h
Atrações: Baque Mulher e Sambalanço
Sobre o Programa Nacional dos Comitês de Cultura
O Comitê de Cultura do Rio de Janeiro faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura e tem como objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas culturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Mais informações:
(21) 99935-1744
Veja também: