De acordo com Elizabeth Maller, presidente do IHP, o jornal impresso tem papel fundamental para o presente, passado e futuro
Roberto Jones - especial para o Diário
Mais do que apenas um veículo de comunicação, o Diário de Petrópolis é responsável também por documentar a história da cidade. Ao folhear as páginas do jornal, o leitor amplia sua visão do mundo atual, reflete sobre o futuro e reconhece o seu passado. É assim que Elizabeth Maller, presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), define o trabalho do Diário.
Para a estudiosa, o Diário de Petrópolis é uma relevante e confiável fonte de pesquisa. "O jornal faz uma conexão com o passado e, do mesmo modo, abre uma janela para o presente. A presença do Diário em Petrópolis, desde a sua fundação em 1954, vem contribuindo com o nosso trabalho e registrando os fatos históricos", comenta.
Credibilidade
Em uma era onde todos podem se comunicar livremente pela internet, o jornal impresso é visto por especialistas, como é o caso de Elizabeth, como um farol de confiabilidade em meio a um mar de desinformações. "Em um mundo de fake news, o impresso se tornou uma fonte confiável de notícias. Além do seu valor histórico, sua credibilidade no campo investigativo o mantém íntegro neste momento cujas informações se mostram contraditórias", ressalta.
Importância do impresso
A presidente do IHP reforça ainda que o jornalismo impresso representa um papel vital na sociedade contemporânea. "Ao ler um jornal, o leitor exercita seu lado crítico e estimula a alfabetização, tornando-se ferramenta importante no mundo que nos cerca. Aqueles que se opõem ao impresso desconhecem a sua importância e relevância. Valorizar o jornalismo, como o feito pelo Diário, ajuda, sem dúvida alguma, a manter a integridade dos acontecimentos narrados ao longo do tempo", afirma Elizabeth.
Sobre o IHP
Em seus 85 anos de fundação, o Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), é responsável por preservar a memória, o patrimônio histórico e educativo do município, refletindo sobre temas referentes à história de Petrópolis. A entidade publica e divulga documentos em seu site, além de promover eventos e incentivar estudos e pesquisas históricas.
Veja também: