Edição anterior (3769):
sábado, 15 de fevereiro de 2025


Capa 3769

IPTU: últimos dias para aproveitar segunda cota única com desconto de 7%

De acordo com o secretário de Fazenda, Fábio Júnior, 30 mil contribuintes pagaram a primeira cota única, com arrecadação de R$ 62 milhões

Foto: Divulgação PMP
Foto: Divulgação PMP

Rômulo Barroso - especial para o Diário

Os contribuintes petropolitanos devem ficar atentos ao prazo final para o pagamento da segunda cota única do IPTU: quem deseja aproveitar o desconto de 7% tem até a próxima quinta-feira (20/02) para isso. A primeira oportunidade para quitar o imposto com abatimento foi até 31 de janeiro. Em entrevista ao Diário, o secretário de Fazenda, Fábio Júnior, informou que 30.395 contribuintes pagaram na primeira cota única, o que gerou uma arrecadação de R$ 62 milhões aos cofres municipais no primeiro mês de 2025.

Segundo o secretário, mesmo que o desconto seja um pouco menor, ainda é vantajoso aproveitar a segunda cota única. "Uma pequena diferença de 3%, mas ainda assim muito significativa. Se a gente for olhar o que rende a poupança, hoje é mais rentável pagar com desconto do que deixar o recurso depositado lá na poupança, porque realmente a poupança sequer alcança a rentabilidade de 7% hoje com a inflação do jeito que está", afirmou.
No início do ano, o atraso na entrega dos carnês do IPTU levou o governo municipal a ampliar o prazo da primeira cota única com desconto de 10% para 31 de janeiro. As demais datas foram mantidas: segunda cota única com desconto de 7% até 20 de fevereiro e terceira cota única com desconto de 5% até 20 de março.

Fábio Júnior explicou que todos os 120 mil carnês foram remetidos e só não foram entregues aqueles com alguma divergência de cadastro, como informações de endereço incompletos ou imprecisos. Nesses casos, foram disponibilizadas duas formas de atendimento ao contribuinte.

Primeiro, pela internet, através do site da prefeitura ( https://www.petropolis.rj.gov.br ) - basta clicar no aviso que aparece na tela inicial do site. "Dezenas de milhares de contribuintes acessaram o site da prefeitura e imprimiram as suas vias na plataforma porque não haviam recebido carnê na sua casa, o que demonstra o apoio da população ao governo. E a maneira como o governo tem para retribuir é trabalhando. O prefeito tem cobrado a sua equipe diuturnamente para trabalhar e dedicar, porque o trabalho é a melhor maneira de mostrar o reconhecimento ao esforço que a população também tem feito. Por isso que nós estamos fazendo esse trabalho, essa retomada dessa discussão, porque já na próxima quinta-feira vence a próxima cota única com 7% de desconto", comentou o secretário.

Outro caminho é o atendimento presencial, que ainda é possível encontrar em locais como a própria Secretaria de Fazenda (Av. Koeler, 260 - Centro), na sede do Inpas (Rua Doutor Alencar Lima, 35, Sala 101 - Centro) e no pórtico de entrada do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava (Estrada União e Indústria, 10.000 - Itaipava). Em ambos os casos, é necessário informar apenas a inscrição imobiliária para emitir a segunda via, tanto para o pagamento em cota única quanto para quem deseja quitar de forma parcelada.

Onde recursos do IPTU são investidos

De acordo com o secretário de Fazenda, os recursos arrecadados com a cota única do IPTU permitiram, por exemplo, enfrentar a crise do lixo. A partir de novembro do ano passado, a cidade passou a enfrentar graves problemas de coleta, fazendo ruas e calçadas de inúmeros bairros viverem cenários de sujeira e acúmulo de detritos. Fábio Júnior explicou que foi possível quitar dívidas com prestadores de serviços e ampliar o trabalho em janeiro com a arrecadação desse imposto.

"A população toda, no final de 2024, em novembro e dezembro, sofreu muito com a questão da descontinuidade da coleta dos resíduos domiciliares e dos resíduos de construção civil de uma maneira geral. Dados divulgados pela Comdep apontam que só de resíduos domiciliares foram 11 mil toneladas retiradas das vias públicas dos bairros só em janeiro. Isso só foi possível porque, com esse recurso, nós conseguimos honrar os compromissos com os fornecedores e, com isso, recuperar plena capacidade de coleta e ampliar ainda no período emergencial a força tarefa para que esse resíduo fosse coletado", disse.

Fábio Junior também citou outros serviços feitos na cidade com recursos do IPTU, entre elas, a retomada de manutenção viária, incluindo pavimentação feita na Posse após uma forte chuva na região, reforço na sinalização viária, especialmente no entorno de escolas para a volta às aulas, pagamento de férias de profissionais da educação que estavam atrasadas, quitação de Aluguel Social e do programa "Cesta Cheia, Família Feliz" e repasse para instituições financeiras de valores de empréstimos consignados feitos por servidores ativos e inativos (à exceção é o Banco Santander, que ingressou com uma ação judicial contra a prefeitura sobre esse assunto).

"São muitas entregas, entregas qualificadas, que beneficiam a população e a gente reforça esse apelo à população que se junte ao esforço que a prefeitura está fazendo, porque a gente consegue perceber no dia a dia que o recurso que está sendo aportado através do pagamento do IPTU está sendo de fato entregue. A gente consegue perceber na rua, no cuidado com a cidade, bairros com trabalho de ponta. Nós ficamos bastante satisfeitos porque a população percebe que o recurso está sendo efetivamente aplicado na melhoria da qualidade de vida, no cuidado com a cidade de uma maneira geral", comentou.

Edição anterior (3769):
sábado, 15 de fevereiro de 2025


Capa 3769

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral