Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) alerta para baixa adesão no Rio, mas Região Serrana se destaca com índices positivos
Larissa Martins especial para o Diário
Iniciada no dia 27 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza entrou na reta final em Petrópolis e segue até a próxima sexta-feira (31). Já foram aplicadas 52.166 doses no município. Sendo assim, a cobertura atualmente é de 39,31% para o grupo prioritário. Cerca de 130 mil pessoas são elegíveis para receber o imunizante. A versão utilizada é a trivalente, eficaz para a proteção contra três tipos de vírus diferentes. O município havia recebido a 1ª parcela do Ministério da Saúde com 11.700 doses.
Postos
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de fácil transmissão. A estratégia de vacinação visa diminuir as internações, complicações e óbitos na população. Ela está disponível em 15 salas de imunização e em mais 26 unidades de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Programas de Saúde da Família (PSFs). Todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem se vacinar.
O secretário de Saúde, Ricardo Patuléa, destacou as ações realizadas para aumentar a cobertura. "Além das unidades de saúde, estamos levando a vacina para mais perto da população com ações itinerantes nos terminais rodoviários do centro, Itaipava, Bingen e Itamarati, além de shoppings e outros órgãos municipais", frisou.
Campanha sábado
Neste sábado (25), além da UBS do Quitandinha, que estará aberta de 8h30 às 16h30, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai ofertar a vacina na Associação de Moradores Aldeia da Criança, no Contorno, de 9h às 15h e no PSF Pedras Brancas, de 8h às 15h. A ação está sendo organizada pelas Áreas Técnicas de Saúde de Petrópolis e pela equipe do Departamento de Atenção Básica, em parceria com a Divisão de Imunização.
Alerta da SES-RJ
No entanto, o cenário estadual parece não ser nada agradável. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) emitiu um alerta, na quinta (23), devido à baixa cobertura vacinal contra a gripe no Rio. De acordo com informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até a última quarta-feira (22), 2.152.501 doses do imunizante contra a Influenza foram aplicadas. Apesar de parecer muito, o número representa uma parcela pequena da população vivendo nos municípios do estado, cerca 27,44%. A meta é atingir pelo menos 90% dos grupos prioritários, entre eles, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); idosos com 60 anos ou mais de idade; e gestantes. A campanha acontece até 31 de maio.
Vemos com preocupação a não adesão da população com a vacina da gripe, especialmente dos mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e as gestantes. As vacinas são seguras e estão disponíveis nas unidades de saúde. A gripe pode ser agravada para o que chamamos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, e mata. Vacinem-se, recomenda a secretária de Estado de Saúde do Rio, Claudia Mello.
Segundo estimativa do Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro tem 3.025.625 pessoas com 60 anos ou mais de idade. Desse total, apenas 876.795 foram vacinadas contra a gripe em 2024. Os números representam uma cobertura de 28,98% deste público. A situação é ainda pior em crianças, que tem cobertura de 19,06%, e em gestantes, com apenas 6%.
Região Serrana se destaca
A Região Serrana é a que apresenta melhor cobertura entre as nove regiões do Estado até o momento, com 33,38% da população alvo vacinada, seguida pelo Médio Paraíba, com 32,07%. As demais estão em: Metropolitana l (28,31%), Centro-Sul (27,61%), Metropolitana ll (26,60%), Noroeste (24%%), Baía da Ilha Grande (23,93%), Baixada Litorânea (19,26%) e Norte (18,47%).
Veja também: