31ª Jalsa Salana da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil reuniu fiéis, autoridades e dignitários para celebrar a paz, a espiritualidade e o respeito entre as religiões
Entre os dias 25 e 27 de abril, a Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil realizou, em Petrópolis, a sua 31ª Jalsa Salana, um encontro anual de caráter espiritual, educacional e social. O evento foi sediado na Mesquita Baitul Awal e reuniu pessoas de diversos lugares do Brasil.
Os dois primeiros dias da Jalsa foram dedicados a momentos internos de reflexão, oração e aprendizado entre os próprios membros da Comunidade. A programação incluiu palestras temáticas, sessões separadas para homens e mulheres, recitação do Sagrado Alcorão, poesia devocional e orações especiais, como a tahajjud (oração voluntária nas últimas horas da madrugada). Entre os temas abordados estiveram a importância do Califado, o uso responsável da mídia e as responsabilidades espirituais e sociais dos muçulmanos na atualidade.
Já o terceiro e último dia, aberto ao público, foi marcado por uma sessão especial de encerramento, que reuniu autoridades civis, representantes de diferentes religiões e convidados da sociedade civil. A cerimônia foi presidida pelo Imã Wasim Ahmad Zafar, presidente da Comunidade Ahmadia no Brasil, e teve como tema central os valores humanos ponto de convergência entre fé, moralidade e convivência harmoniosa
A sessão começou com uma recitação do Alcorão por Abdul Qudoos, seguida de uma poesia religiosa (nazm) apresentada por Takreem Ahmad Zafar. Então, o Secretário Geral da Comunidade, Nadeem Ahmad Tahir, fez uma introdução aos princípios do Islã e conduziu os pronunciamentos de diversas lideranças religiosas e civis. Entre os presentes estavam o deputado estadual Yuri Moura, a presidente do Instituto Histórico de Petrópolis Elizabeth Maller, o Inspetor da Guarda Municipal do Rio de Janeiro Gilson Bento e representantes de oito diferentes segmentos religiosos (Islã, Judaismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduismo, Budismo, Umbanda e Maçonaria) todos convidados a compartilhar suas reflexões sobre o tema do evento.
A reunião também contou com a participação especial da editora do Diário de Petrópolis, Jaqueline Gomes, quem foi a primeira jornalista mulher brasileira a cobrir a Jalsa Salana Internacional. Ela comentou sobre sua experiência no evento na Inglaterra e seu encontro com o Califa da Ahmadia. O Dr. Mauro Peralta, ex-vereador de Petrópolis, também marcou presença discursando no evento.
Um dos momentos mais emocionantes da manhã foi a leitura, em português, de uma mensagem especial enviada por Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad, líder mundial da Comunidade Ahmadia Muçulmana. A mensagem foi lida por Nadeem Ahmad Tahir e reforçou a importância de se cultivar compaixão, justiça, honestidade e respeito pela dignidade de todo ser humano, independentemente de crença ou origem.
O vice-presidente da Comunidade, Imã Ihtsham Ahmad Moman, apresentou um panorama da Comunidade Ahmadia e suas contribuições em prol da paz, da educação e do serviço à sociedade, mencionando, também, as perseguições sofridas pela Ahmadia em diversos países simplesmente pela sua crença que o Messias prometido para os últimos tempos já chegou. Na sequência, Ijaz Ahmad Zafar, presidente da organização juvenil da Comunidade Ahmadia Muçulmana no Brasil, fez um discurso sobre o compromisso humanitário da Comunidade, destacando o trabalho da ONG Humanity First, braço humanitário internacional fundado pela Comunidade Ahmadia, que atua em diversas partes do mundo inclusive no Brasil com projetos nas áreas de saúde, educação, assistência social e resposta a desastres.
Em seguida, o Imã Wasim Ahmad Zafar proferiu um discurso de encerramento profundo e comovente sobre os valores humanos à luz dos ensinamentos e da prática do Santo Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) exemplo supremo de amor ao próximo, nobreza de caráter e respeito pela vida humana.
A sessão foi encerrada com uma oração silenciosa coletiva, conduzida pelo Imã Wasim. Em um gesto simbólico e comovente, todos os presentes muçulmanos e não muçulmanos se colocaram de pé, em respeito mútuo, orando juntos, cada um conforme sua crença. A cena foi descrita por muitos como um verdadeiro retrato de paz e harmonia inter-religiosa.
Ao final, os participantes foram convidados a desfrutar, gratuitamente, de um almoço especial preparado por voluntários da Comunidade, que atuaram com dedicação em todos os dias do evento. Uma exposição de literatura islâmica também ficou aberta ao público.
O Imã Wasim ficou muito feliz em organizar este evento de paz e receber todos os convidados e os líderes religiosos, políticos e sociais. Ele concluiu com um agradecimento especial a todos os voluntários e participantes do evento.
Veja também: